Persiste falta de nutricionistas nas escolas públicas de Sergipe
MPE entende que isso compromete a qualidade da merenda escolar Cotidiano 21/03/2012 15h43Por Fernanda Araujo
Nesta quarta-feira (21), o número necessário de nutricionistas para garantir a qualidade da merenda escolar em Sergipe foi mais uma vez tema de audiência na Promotoria de Educação do Ministério Público Estadual. Para o cumprimento da Lei 11.947/09 nas 82 escolas municipais e 90 unidades estaduais, o Conselho Regional de Nutricionistas (CRN/05) realizou uma fiscalização nas escolas este ano e foi constatado pela coordenadora de Fiscalização, Mariluze de Pinho, que 100% dos municípios sergipanos não atendem às normas da resolução CFN 465/2010.
De acordo com a coordenadora, há necessidade de 27 nutricionistas para atender a educação infantil e fundamental na capital e 87 nutricionistas na rede estadual. Além disso, a assessora jurídica do CRN/05, Sabrina Batista, informou que segundo o relatório de fiscalização, outra irregularidade foi constatada, como nutricionistas assumindo a responsabilidade técnica em mais de dois municípios.
Diante disso, a Secretaria Municipal de Educação solicitou o prazo de 15 dias para se pronunciar sobre as afirmações do Conselho. Já a Secretaria do Estado da Educação afirmou que já havia adotado um projeto no sentido de efetuar a contratação de novos nutricionistas, em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão, conforme a resolução 038 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Porém, com as novas informações tal projeto será revisto. No prazo de 20 dias a Seed vai apresentar um cronograma das ações para efetuar a contratação de nutricionistas necessários.
O Departamento de Nutrição e de Alimentação Escolar (Denae) do Município de Aracaju promoverá ações em conjunto com a Universidade Federal de Sergipe para estabelecer melhorias na qualidade da alimentação escolar. O Denae informou ainda que visitas semanais de inspeção estão sendo realizadas nas escolas Professora Nunes Mendonça, Presidente Vargas, Major João Teles e Alcebíades Melo Vilas Boas, quanto ao armazenamento, manipulação e preparo dos alimentos. “Já foi feita uma reunião com o objetivo de firmar parceria entre os nutricionistas, a UFS e também com a Faculdade de Sergipe para dar andamento tanto à avaliação nutricional dos alunos da rede municipal, assim como a capacitação e monitorização dos profissionais envolvidos no preparo, distribuição e armazenamento de gêneros”, conta a nutricionista da Semed, Joice Barbosa.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
