Sergipe
Parceria entre UFS e PM viabiliza a realização de testes rápidos
Foram disponibilizados 150 testes, que serão realizados em duas etapas
Cotidiano 16/06/2020 18h00

Na manhã desta terça-feira (16), uma parceria entre a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Polícia Militar trouxe para o Quartel do Comando Geral (QCG) o projeto de testagem rápida para o diagnóstico da Covid-19. Foram disponibilizados 150 testes para a Corporação que serão realizados em duas etapas, ambas no QCG. A primeira aconteceu hoje e a segunda será na próxima quinta-feira (18).

O tenente-coronel Eudo Mendonça, presidente do Comitê Gestor de Saúde da PMSE, explica que o objetivo é testar por amostragem, policiais que estão assintomáticos e que não sabem se contraíram a doença. “É muito importante essa parceria que fizemos com a UFS. O teste é muito preciso e cada militar, por meio de uma senha, poderá ter acesso ao resultado do seu exame”, afirmou o diretor.

O professor do Departamento de Farmácia da UFS e coordenador do projeto, Lysandro Borges, explica que o trabalho foi fomentado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-SE), Ministério Público Federal (MPF-SE) e Ministério Público de Sergipe (MPE-SE), com recursos financeiros para que fosse realizado o mapeamento epidemiológico de Sergipe.

“Não é uma testagem em massa. Numa primeira etapa, os testes foram realizados em alguns municípios e nessa segunda etapa, estão sendo testados os profissionais de segurança pública e de outros serviços essenciais, como trabalhadores da saúde e garis. Na PM são 150 militares de uma lista pré-aprovada que contempla diferentes faixas etárias e sexo”, esclareceu o professor.

Para o capitão Sérgio Agnaldo, médico infectologista do HPM, é importante que tracemos o perfil epidemiológico da PM.  “O teste é feito por meio do método de fluorescência de anticorpos IgG e IgM para a SARS-CoV-2 e o resultado do teste vai indicar se o militar está com a Covid-19 ou já contraiu a doença em algum momento”, afirma o médico.

Reforçando as ações da Corporação contra a pandemia, o tenente-coronel Eudo lembra que no HPM funciona o Comitê Gestor de Saúde para atender todos os policiais que apresentem sintomas da doença. “O militar que estiver com algum sintoma deve entrar em contato com o HPM para ser monitorado e, de acordo com a evolução do quadro, ele é contatado para que seja realizada a testagem. Desde o mês de abril estamos realizando testes no HPM”, reforçou o oficial.

O comandante-geral, coronel Marcony Cabral, agradece a UFS pela atenção e respeito que foram dados à Polícia Militar e ao Comitê Gestor de Saúde que vem trabalhando incansavelmente e alinhando estratégias para cuidar da saúde dos militares.

“O resultado desses testes nos trará subsídios científicos para ações futuras. Por enquanto, foram disponibilizados pela UFS 150 testes, mas estamos nos esforçando para testar o máximo possível de policiais”, enfatizou o comandante.

O médico infectologista reforça que, mesmo quem já teve contato com o vírus, deve manter as medidas protetivas para cuidar das pessoas com quem socializa. “Conviveremos com essa situação ao longo de 2020 e devemos levar esses cuidados para o resto de nossas vidas”, finalizou o medico.

Fonte: PM/SE

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares