Olímpiada Ambiental: escolas podem se inscrever a partir de 8 de agosto
Serão aceitas no máximo duas inscrições por aluno e professor Cotidiano | Por Agência Sergipe 01/08/2019 05h46Escolas públicas e particulares do estado de Sergipe poderão se inscrever, a partir de 8 de agosto, na 12ª edição das Olímpiadas Ambientais. Com o tema Resíduos Sólidos: o primeiro passo para a sustentabilidade, este ano o evento ambiental traz diversas novidades para a comunidade estudantil sergipana. A iniciativa é realizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), por intermédio da Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) e secretarias municipais de Educação.
O evento reúne estudantes que concorrem nas modalidades arte e produção textual e professores que participam com a inscrição de sua vídeo-aula na modalidade Educomunicacão, uma inovação dessa XII edição do Projeto. A coordenadora de Recursos Hídricos da Sedurbs, professora Elane Alvarenga, destaca que o evento tem o objetivo de alinhar ações educativas com o meio ambiente. “Entendemos que a educação ambiental seja refletida em todos os níveis de ensino em nosso Estado. É um evento importante que acontece de acordo com a política do meio ambiente e envolve todas as escolas públicas e privadas e Organizações Não Governamentais (ONGs)”.
Poderão participar todos os alunos devidamente matriculados e professores em exercício da função das redes pública (municipal, estadual e federal) e particular do estado de Sergipe, abrangendo todos os níveis e modalidades de ensino, desde que satisfaçam as condições previstas nesse projeto.
De acordo com a articuladora da Educação Ambiental do Núcleo de Educação no Campo (Necam/Seduc), professora Raphaella Araújo, a iniciativa é um ótimo momento para os estudantes mostrarem suas habilidades. “Acreditamos na importância dessa temática para a atualidade e convocamos nossos estudantes e professores da rede Estadual a participarem da Olimpíada. Sabemos que as escolas desenvolvem trabalhos de conscientização para o cuidado com o meio ambiente, por meio de feiras de ciências, projetos, palestras e rodas de conversa. A participação na olimpíada ambiental é uma oportunidade de estímulo à criatividade, reflexão sobre a destinação dos resíduos sólidos, podendo ainda ter o seu trabalho premiado”, ressaltou.
Lançamento e inscrições
A solenidade de abertura da Olimpíada acontece no dia 7 de agosto, das 9h às 12h30, na Biblioteca Pública Epiphanio Dória, localizada na rua Vila Cristina, bairro Treze de Julho.
O período de cadastro e inscrições será de 8 de agosto a 4 de outubro por meio do endereço eletrônico: www.olimpiadaambiental.se.gov.br, onde, no máximo, serão aceitas duas inscrições por aluno e professor, uma individual e/ou uma em grupo. As competições serão divididas nas seguintes categorias: Arte (educação infantil e fundamental I), Produção de texto (Fundamental II e ensino médio), Educomunicação (Fundamental II e ensino médio), Música (somente alunos) e Vídeo-aulas (somente professor).
A olímpiada acontece em conformidade com a Política Estadual de Educação Ambiental e a Política Nacional de Educação Ambiental, garantindo o direito de todos à educação ambiental, conforme Artigo 3º, que incumbe às atribuições do Estado: “I – ao Poder Público, nos termos dos arts. 205 e 225 da Constituição Federal, definir políticas públicas que incorporem a dimensão ambiental, promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e o engajamento da sociedade na conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos