Natal: movimento no centro de Aracaju decepciona comerciantes
Cotidiano 19/12/2012 17h09Por Adriana Meneses
Faltando poucos dias para o Natal, época bastante esperada pelo comércio de modo geral, no centro de Aracaju o clima é de desânimo entre lojistas e vendedores ambulantes. O motivo é o baixo movimento de clientes, que não vem suprindo as expectativas quanto ao aquecimento das vendas típico desta época do ano.
De acordo com o gerente de uma loja de calçados, Roseclaudio da Silva (foto principal), no mesmo período do ano passado as lojas já estavam lotadas. “Em 2011 vendemos durante o mês de dezembro mais de 11 mil pares de calçados e temos a pretensão de vender até o final deste ano 15 mil pares, mas o movimento ainda está fraco. Estamos esperando a população receber a segunda parte do 13º salário, que saí no dia 20, para que as vendas comecem a aumentar”, disse.
O vendedor ambulante Edvaldo da Silva (foto ao lado) não demonstra otimismo. Ele investiu na compra de produtos para vender nos festejos de final de ano e agora já estima que grande parte ficará encalhada. “Vendo há 25 anos nesse mesmo local e nunca passei por uma situação dessas. O povo não está comprando nada. Parece que todo mundo recebeu o 13º para pagar as dívidas. Para mim será um Natal magrinho e sem peru, se as coisas não melhorarem até o Natal. O jeito será guardar a mercadoria para vender durante todo ano de 2013”, afirmou.
Para o presidente das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Sergipe, Gilson Figueiredo, o baixo movimento no centro comercial é um reflexo da situação econômica pela qual passa o país desde o início do segundo semestre de 2012.
Em sua análise, as pessoas estão mais comedidas na hora de comprar em virtude de estarem endividadas com aquisições feitas em outros anos. Mas Gilson espera que a situação mude até o dia 24. “Realmente é perceptível que o movimento ainda está morno, diferente de anos anteriores, mas estamos esperançosos que tenhamos um Natal de muitas vendas. Acredito que, com o pagamento da última parcela do 13º, as pessoas não hesitarão em fazer as comprinhas de Natal”

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos

