Museu sergipano é finalista de concurso nacional de arquitetura
Monumento é o único projeto arquitetônico que concorre pelo Nordeste Cotidiano 09/08/2012 16h00Por Fernanda Araujo
O Museu da Gente Sergipana é finalista do concurso nacional “O melhor da arquitetura brasileira 2012”, na categoria de restauração. O museu disputou a primeira fase com mais de 30 monumentos históricos. Agora é finalista e concorre com apenas três projetos.
Para o arquiteto Ézio Déda, superintendente do Instituto Banese, é satisfatória a participação deste concurso pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido. “Isso consolida o espaço não só como um museu interativo e por ser o único monumento arquitetônico concorrendo pelo Norte e Nordeste, mas também por seguir o mesmo parâmetro de excelência do país. É um reconhecimento da arquitetura de Sergipe”, afirma.
A seleção é realizada por uma equipe de curadores. O concurso tem por base a análise de diversos itens técnicos e resultados práticos obtidos pelas obras. O resultado final será anunciado em um grande evento no Memorial da América Latina, em São Paulo, no próximo dia 30 de outubro. O público pode votar pelo link http://abr-casa.com.br/premio/2012/restauro.php.
Conheça o Museu da Gente Sergipana
O prédio do museu foi construído em 1926 para se tornar a antiga escola Atheneu Dom Pedro II. Funcionou até a década de 50 para abrigar mais tarde diversos órgãos públicos. Em 1985 o prédio foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural de Sergipe. Mas, na década de 90 deixou de ser utilizado, ficando ao abandono até 2008. Com a parceria do Banese e do Governo do Estado de Sergipe, o prédio foi restaurado e inaugurado no dia 26 de novembro de 2011, em comemoração aos 50 anos do Banese. Hoje o museu também tem o apoio da Ágora Arquitetos Associados.
Hoje uma das principais atrações turísticas de Aracaju, o Museu da Gente Sergipana possui um espaço multimídia de última geração e é comparável ao Museu da Língua Portuguesa e o Museu do Futebol, em São Paulo. O projeto de restauração custou aproximadamente R$ 22 milhões para a criação de um túnel com projeção em 360 graus, mesa gastronômica, auditório com capacidade para 100 pessoas, foyer, átrio cultural e galeria para exposições temporárias da cultura sergipana, entre outros.O museu está localizado na Av. Ivo do Prado, 398, Centro. Funciona de terça a sexta, das 10h às 17h; e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.
Foto: Aluízio Acciolly

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
