MPF/SE realiza coletiva e apresenta dados de improbidade
Grande parte dos processos se refere a irregularidade nas licitações Cotidiano 07/12/2012 12h11Por Allana Andrade
O Ministério Público Federal em Sergipe realizou na manhã desta sexta-feira, 7, uma entrevista à imprensa para apresentar os dados relativos a este ano de 2012, principalmente sobre os processos de improbidade administrativa.
“Desde 2009 a procuradoria resolveu especializar. Hoje o modelo é seguido em várias cidades e com isso o número de processos aumentou muito. Havia uma demanda reprimida que precisava de tempo. A gente não conseguia, atuava em muitas coisas ao mesmo tempo”, afirmou Eunice Dantas, procuradora e coordenadora do Ofício do Patrimônio Público.
Atualmente, grande parte dos processos é relacionada a fraudes na licitação. Desde 2009, 40% dos processos correspondem a irregularidades licitatórias. “Empresa fantasma, fracionamento das contas, licitação onde são três empresas, mas só existe, na verdade, uma, exemplificou Eunice Dantas, registrando que os problemas ocorrem especialmente nas áreas de saúde e educação.
O MPF se mostrou também contrário à implantação da Proposta de Emenda à Constituição 37, que visa diminuir o poder de fiscalização do Ministério Público. “A luta contra a corrupção continua e estamos com uma luta contra a PEC 37 que quer tirar o poder do MPF e entregar apenas à polícia. Isso vai causar um prejuízo grande à sociedade porque somos a voz da sociedade”, colocou Eunice.
Para o promotor Heitor Alves Soares, a PEC 37 também não é bem vista. “É uma questão que nos preocupa, pois a polícia tem uma grande resistência ao nosso poder de investigação, que está previsto na Constituição. Sendo aprovada, vai praticamente inviabilizar as investigações. O esforço deve ser de todos para lutar contra a criminalidade”, acredita.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
