MPF investiga 13 denúncias de fura-fila na vacinação contra covid em SE
Denúncias envolvem prefeituras e também unidades de saúde em Aracaju e no interior
Cotidiano | Por Fernanda Araujo 27/01/2021 15h05

Casos de supostas irregularidades na fila de vacinação contra a covid-19 estão ocorrendo em vários locais do país, inclusive em Sergipe. No estado, o Ministério Público Federal (MPF) já recebeu 13 denúncias formalizadas sobre possíveis irregularidades no cumprimento da lista de prioridades para a vacinação, que está sendo oferecida gratuitamente.

As denúncias que estão sendo investigadas, segundo o MPF, envolvem prefeituras e também unidades de saúde na capital, Aracaju, e no interior do estado. Os detalhes sobre as denúncias e as investigações, no entanto, não foram revelados, sob alegação de que poderiam comprometer os resultados.

O cidadão que presenciar ou receber informações de fontes confiáveis sobre irregularidades no cumprimento das prioridades para imunização, que nesse primeiro momento compreendem idosos e pessoas com deficiência em instituições, indígenas aldeados, trabalhadores de saúde na linha de frente do combate à covid mais vulneráveis à doença, trabalhadores com comorbidades, entre outros, podem denunciar ao Ministério Público por meio dos canais virtuais de atendimento.

Para auxiliar na investigação é importante reunir o máximo possível de dados, informando, por exemplo, o dia que ocorreu, local, nomes dos envolvidos e eventuais responsáveis e possíveis provas como fotos, vídeos e mensagens da prática ilegal. Esse material sobre casos de desvios de vacinas contra a covid-19 pode ser enviado pelo celular, pelo site ou pela Ouvidoria do Ministério Público do Estado, pois aceitam o envio de vídeos, fotos e documentos.

No celular, basta baixar o aplicativo "MPF Serviços" se cadastrar e fazer a denúncia. A outra forma é pelo site www.mpf.mp.br/mpfservicos, onde é possível enviar representações. O Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE) também recebe denúncias, através da Ouvidoria do órgão, no telefone 127. 

O MPF reforça que a aplicação da vacina em qualquer pessoa que não se enquadre nos critérios definidos nos planos de vacinação pelo Ministério da Saúde e pelo Estado de Sergipe, é irregular e deve ser denunciada aos órgãos de fiscalização e controle, pois a prática pode ser enquadrada como improbidade administrativa. 
 

Edição de texto: Monica Pintosh
Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares