Moradores do Nova Liberdade fazem manifestação por obra parada
Emurb alega ser preciso acabar período chuvoso para dar continuidade
Cotidiano 03/10/2012 11h30

Por Marcio Rocha

Os moradores do loteamento Nova Liberdade realizaram uma manifestação na manhã desta quarta-feira (03), bloqueando o trânsito da avenida Santa Gleide, bairro São Carlos, zona norte de Aracaju.

A comunidade reclama do atraso nas obras de drenagem e saneamento básico da área, de responsabilidade da Prefeitura de Aracaju. De acordo com os moradores, o loteamento está com várias ruas inacessíveis.

“As ruas do Nova Liberdade foram abertas, bagunçadas e ninguém consegue transitar. Ontem, uma mulher grávida teve que ser carregada até a avenida, porque carro não entra nas ruas. Quem entra não consegue sair e, quando chove, isso aqui vira um inferno”, afirmou o líder comunitário Serafim Oliveira.

Reivindicando a continuidade das obras na região, cerca de cem moradores atearam fogo em pneus, colocaram barricadas na avenida, interrompendo o trânsito nos dois sentidos. Os materiais incendiados permaneceram no local até a chegada do Corpo de Bombeiros, que apagou as chamas e lavou a via, retirando os detritos. As manilhas colocadas nas ruas foram retiradas por oito policiais militares que foram atender a ocorrência.

Os moradores realizaram o manifesto de forma pacífica, assim como os militares não usaram de violência. O diálogo permaneceu e levou a manifestação ao seu final.

A moradora Maria do Carmo afirmou que as obras estão paradas nas ruas do Nova Liberdade, e que apenas as obras da avenida Santa Gleide estão em andamento. “Mesmo assim, não se incomodaram nem de resolver o problema das ruas que ficaram destruídas. Se adiantassem o serviço, mas fizeram a bagunça e deixaram tudo de lado. Só estão trabalhando na avenida.”, reclamou.

A reportagem F5 News procurou a Empresa Municipal de Obras (Emurb), para saber sobre o andamento das obras. O assessor de comunicação, Ademar Queiroz, informou que as obras foram suspensas quando começou o período das chuvas, pois dar andamento ao serviço com tempo chuvoso prejudicaria seu desenvolvimento. Ademar destacou que é uma obra minuciosa, envolvendo escavação e implantação de galerias de esgoto e drenagem das ruas e deve ser feita com cautela, devido às residências no local. Segundo ele, as obras serão retomadas assim que o período chuvoso acabar.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos