Ministra da Igualdade Social participa de lançamento em Sergipe
Cotidiano 20/04/2012 12h13

Por Mirella Mattos

A ministra de Estado da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza de Bairros, compareceu nesta sexta-feira (20) ao lançamento do catálogo “Religiões de Matriz Africana em Sergipe” e da cartilha pedagógica das Religiosidades de Matriz Africana e da Promoção da Igualdade Racial, realizado na sede da Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe.

Segundo a ministra, a iniciativa contribui para um aspecto fundamental: a de formação de uma nova mentalidade. “Sem dúvida o lançamento da cartilha vem para contribuir com um aspecto muito importante do nosso trabalho, que é a questão da formação de novas mentalidades, a partir de conhecimentos que são gerados levando em conta e valorizando a experiência negra no Brasil”, comenta.

Pioneirismo

O trabalho, que é fruto de uma parceria do Governo de Sergipe – através das secretarias de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania (Sedhuc) e da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides) – e do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, se destaca pelo pioneirismo, é o que afirma o secretário da Sedhuc,Luiz Eduardo Oliva.

“Sergipe é um dos primeiros Estados a trazer políticas afirmativas nesse sentido”, destaca Oliva, que acrescenta ainda que o trabalho de cunho nacional visa auxiliar na promoção do ensino da cultura afrobrasileira. “O lançamento da cartilha vai rechear o conteúdo programático dos cursos,a partir da obrigatoriedade da lei 10.639, em trazer o ensino da cultura e história africana e da cultura afrobrasileira”, diz.

Ainda sobre o evento, a ministra frisa que o lançamento reafirma o compromisso do combate às desigualdades sociais e raciais. “A nossa expectativa na verdade é fazer com que momentos como este sejam de reafirmação, de compromisso e que possam ser mais um passo para que as autoridades, os governos se comprometam com um trabalho sistemático de combate  as desigualdades sociais e ao racismo”, declara.

Presente também ao evento, o vice-governador Jackson Barreto frisa a importância dessa marca para o governo do Estado e destaca o papel da cultura africana na formação do povo sergipano. “Eu acho que é uma marca muito importante do governo do Estado na defesa dos direitos humanos, da luta permanente contra o preconceito racial, na luta pela liberdade dos cultos e na defesa da formação da nossa cultura. Temos uma influência afro muito grande; então é importante preservá-la porque faz parte da nossa história”, defende.  

A obra “Religiões de Matriz Africana em Sergipe”  foi desenvolvida ao longo de três anos e cataloga 32 terreiros de Ialorixás e Babalorixás. 

 

  

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos