Médico usa bateria automotiva para salvar bebês de UTI
Cotidiano 26/10/2012 11h12
Por Marcio Rocha
Quando aconteceu o apagão ocorrido na noite desta quinta e madrugada de sexta-feira (26), o médico Manoel Marcos estava de plantão na maternidade Santa Izabel, realizando uma cirurgia no momento em que a energia elétrica faltou em todo estado.
O médico continuou o procedimento de acordo como deve ser realizado em casos de queda de energia e concluiu a sutura em uma paciente que havia dado a luz em um parto cesário. Ao sair da sala de cirurgia, o médico perguntou qual o estado de saúde das crianças que estão internadas na UTI neonatal do hospital. Ao saber que a bateria que ligava os equipamentos poderia ficar sem carga, Manoel Marcos saiu em disparada para procurar uma loja que vendesse baterias para automóveis, pois sabia que se a carga acabasse, cerca de vinte crianças morreriam.
Manoel Marcos procurou ajuda, desesperado e conseguiu encontrar com o policial civil Carlos Raimundo, que mora nas proximidades da maternidade. Juntos, o médico e o policial foram até uma loja na região e o dono da loja desconfiou quando os dois chegaram, pois Manoel Marcos estava vestido ainda com as roupas da sala de cirurgia. Raimundo os identificou para o dono da loja de peças pra carro, que abriu e entregou a bateria para o médico.
O médico destacou que sua preocupação era evitar que cerca de vinte vidas fossem perdidas, pois o apagão estava muito prolongado e as crianças poderiam morrer se a carga da bateria dos equipamentos acabasse. Ao voltar para o hospital, a bateria foi instalada e para evitar a falha nos aparelhos da UTI neonatal.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
