MEC e Instituto Natura capacitam Municípios em SE para alfabetização
Cotidiano 24/05/2012 17h16Por Sílvio Oliveira
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Natura realizaram nesta quinta-feira (24), no Aracaju Praia Hotel, em Aracaju (SE), a segunda capacitação de gestores públicos das Secretarias Municipais de Educação que aderiram ao projeto da Rede de Ancoragem Trilhas.
O objetivo da capacitação é formar os gestores para atuar como multiplicadores nos seus municípios, a fim de que passem para os professores das respectivas redes de educação técnicas de utilização do material específico da Rede em sala de aula, com o intuito de melhorar a qualidade da leitura e da escrita de crianças de 4 a 6 anos de idade em processo de alfabetização.
Em Sergipe, 66 municípios foram convidados pelo MEC a participar do projeto e 53 aderir
am. Os gestores são capacitados por técnicos da Comunidade Educativa Cedac (Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária) e Universidade Federal de Sergipe, com o apoio da União dos Dirigentes Municipais (Undime) e Conselho Nacional dos Secretários de Educação, instituições essas que compõem a Rede de Ancoragem.Conforme Dedé Ladeira, formadora do Projeto Trilhas Natura, o importante é que o MEC transformou o Projeto em política pública, levando-o para todos os estados brasileiros, ou seja, segundo ela, ampliando a acessibilidade das crianças na boa prática da leitura, escrita e oralidade, com objetivo de inserir crianças do 1º ano do Ensino Fundamental no universo do letramento.
“É uma forma de melhorar a qualidade do ensino, já que o projeto Trilhas está alinhado com o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, que estabelece, entre outros objetivos, a alfabetização de todas as crianças até, no máximo, 8 anos de idade e incentivo à leitura em sala de aula”, explica.
Kits de aprendizagem
Os Municípios que aderiram receberão kits contendo 20 livros de leitura, mais dez jogos educativos e livros contendo atividades para serem programadas pelos professores, além de material de apoio.
A coordenadora de Disciplinas do Cedac e facilitadora da capacitação, Maryjane Dias (foto principal), destaca que o projeto envolve capacitação continuada, primeiramente, dos gestores municipais. No segundo momento, esses gestores irão multiplicar as atividades para os professores e monitorar as ações. “Formarão crianças leitoras”, ressalta.
Evandro Rocha, técnico da secretaria de Educação de Ribeirópolis (SE) (foto ao lado), afirma que o projeto tem um objetivo singular, já que propõe às crianças um contato maior com a leitura.
De acordo com Rocha, o projeto é importante, já que no Brasil o índice de iletrados e pessoas que sabem ler, mas não sabem interpretar, é grande. “No nosso município, temos um índice satisfatório de alfabetizados por número de habitantes, mas o material servirá de ferramenta que ajuda na mudança de rotina e na metodologia da escola”, afirma.
Fotos: Sílvio Oliveira

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos


