Maternidade realiza encontro anual com Bebês Cangurus
Cotidiano 14/12/2012 16h04

Por Adriana Meneses

A tarde dessa sexta-feira (14) foi de festa e alegria na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Aracaju. A unidade de saúde realizou a nona edição do Encontro Anual dos Bebês Cangurus, cujo objetivo é reunir crianças que passaram pelo método de assistência aos prematuros desde a sua implantação em Sergipe no ano de 2004.

 

De acordo com o médico neonatologista Alex Santana (foto ao lado), o evento é uma forma de mostrar às mães e a toda sociedade que crianças prematuras têm grandes chances de sobreviver.  “Por se tratar de uma maternidade de alto risco, acompanhamos a chegada de recém-nascidos com pouco mais de 300 gramas. Apesar da fragilidade, esses pequenos pacientes respondem muito bem às etapas do tratamento. No final, a alta hospitalar é comemorada por todos com muita alegria”, disse.

 

Ao participar do projeto Canguru pela segunda vez, a mãe do pequeno Miguel, 7 anos, e de Anne Gabriele, 4 meses, Ana Amalia (foto principal), sente-se muito feliz e agradecida pelos cuidados e orientações que obteve durante o período em que seus dois filhos, ambos nascidos no sétimo mês da gestação, foram assistidos pelo projeto.

“Meus dois filhos nasceram antes do momento por causa de um problema na minha placenta - o menino com 1,3 quilos e a menina com 1,5 quilos. Pensei que eles não sobreviveriam, pois eram muito pequenos e frágeis. Mas hoje estou aqui nessa festa com eles graças ao projeto Canguru que ajudou na recuperação dos meus tesouros”, contou emocionada Ana Amália.

Mãe Canguru

Método Canguru é um tipo de assistência neonatal que implica em contato pele a pele precoce, entre a mãe e o recém-nascido de baixo peso, de forma crescente e pelo tempo que ambos entenderem ser prazeroso e suficiente, permitindo que os pais participem mais do cuidado ao bebê.

A posição canguru, idealizada na Colômbia em 1979, consiste em manter o recém-nascido de baixo peso ligeiramente vestido na posição vertical contra o peito do adulto. Reconhecida pelo Ministério da Saúde como política fundamental de atenção ao recém-nascido prematuro, o método foi instituído em Sergipe no ano de 2002, ainda na Maternidade Hildete Falcão Baptista, atualmente desativada para reforma.

Só são considerados como Método Canguru os sistemas que permitam o contato precoce, realizado de maneira orientada, por livre escolha da família, de forma crescente, segura e acompanhado de suporte assistencial por uma equipe de saúde adequadamente treinada.

Desde a abertura da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em novembro de 2007, o trabalho continua sendo realizado com sucesso no estado.

 

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos