Maternidade disponibiliza cartão SUS para usuárias
Cotidiano 15/08/2012 11h23
A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) disponibiliza uma nova ferramenta para seus usuários: o Cartão Nacional de Saúde, conhecido como Cartão SUS . A novidade é possível graças à implantação do link do Governo Federal na rede de computadores da unidade.
Com o sistema on-line, gestantes e recém-nascidos têm a possibilidade de adquirir um dos documentos mais importantes para o exercício da cidadania, sem custos ou demora. “Basta apresentar o RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, e comprovante de residência que nós fazemos o cartão em poucos minutos”, informou a recepcionista Célia Araújo Santos.
Facilidade
Depois de registrar a filha no cartório da maternidade, a lavradora do município de Nossa Senhora da Glória, Maria José da Silva, fez questão de confeccionar o novo documento para a menina.
“Eu pensava que eu só podia receber esse cartão lá na minha cidade, mas soube que aqui estava fazendo até para os bebês. Com o documento eu já posso marcar consulta no posto de saúde para ela, isso é muito bom”, destacou Maria José.
Benefícios
O Cartão SUS é um instrumento que possibilita a vinculação dos procedimentos executados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir desse cadastro, os usuários e os profissionais de saúde recebem um número nacional de identificação, através do qual será criada uma base de dados disponível em todo o país.
“O Cartão permite a coleta de uma série de informações vinculadas ao atendimento realizado, contribuindo para a organização de serviços de saúde, para ampliar e qualificar o acesso dos usuários aos mesmos. Com o documento, o paciente passa a ter acesso às consultas, procedimentos, exames, medicamentos, uma série de serviços gratuitos. Um mecanismo importante para todas as esferas: municipal, estadual e federal”, concluiu a coordenadora administrativa da MNSL, Ana Virgínia Eloy.
Fonte: Secretaria da Saúde de Sergipe

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
