Mais de 7 mil sergipanos têm acesso a Tarifa Social de água
Cotidiano 07/12/2012 13h32
Mais de 7 mil sergipanos têm acesso ao desconto em fatura de água através da Tarifa Social. O benefício é concedido pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) para garantir a dignidade de clientes de baixa renda, que comprovadamente se enquadram às exigências do programa. Além de estimular o uso racional da água, o modelo de inclusão social permite que os beneficiados recebam descontos de 50% na taxa mínima de cobrança.
A coordenadora do setor de atendimento social da Deso, Rogelini Alves da Silva, explica que o primeiro passo para o interessado aderir ao programa é fazer a solicitação por meio de um dos postos de atendimento ao cliente. Com a formalização do pedido, é iniciado o processo avaliativo para verificar se o cidadão atende aos critérios da Tarifa Social.
“Para ter direito a esta tarifa, existem alguns requisitos como comprometimento de consumo máximo de água em até 10m³ mensal, possuir apenas um imóvel, estar em dia com o pagamento das faturas, além de outras recomendações do perfil social que serão identificadas durante a visita da assistente social da Deso ao imóvel do requerente”, explica Rogelini.
Sendo aprovado o enquadramento do cliente, ele terá direito ao desconto com concessão da Tarifa Social válida por 1 ano, prazo que pode ser prorrogado. A coordenadora de atendimento social ressalta ainda, que além da Tarifa Social, existe o programa Esgoto Baixa Renda. “Neste caso, o cidadão que adere ao programa paga metade da taxa normal de esgoto”, afirma.
Hoje existem 500 solicitações de adesão aos programas de desconto em faturas de água ou de esgoto. A dona de casa Gildete Moreira, moradora do bairro Getúlio Vargas, está entre os clientes que recorreram ao atendimento social. “É com muito esforço que pago minhas contas em dia, e o desconto oferecido pela Deso vai ajudar no orçamento da minha família”, justifica.
A menor tarifa cobrança cobrada pelo serviço de abastecimento de água está cotada em R$19,94, o que equivale ao consumo de até 10³ por mês. Com o acesso ao programa, o consumidor paga apenas metade desse valor. Contudo, é obrigatório que uso racional de água seja adotado, sem ultrapassar os 10 mil litros de água medido mensalmente. Do contrário, o não cumprimento das exigências implica no cancelamento benefício.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
