Luta contra Aids: Saúde panfleta na Passarela do Caranguejo
Cotidiano 01/12/2012 14h30Sábado é o dia “D” da Luta contra Aids e neste dia Aracaju terá panfletagem às 20h, na Passarela do Caranguejo. No dia 1º de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids e a ação promovida pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) sensibilizará cidadãos e turistas para importância da prevenção e diagnóstico precoce do HIV.
A secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira, reforça que estimular os aracajuanos a fazer o teste rápido para HIV/Aids, Sífilis e Hepatites B e C é fundamental. A iniciativa da panfletagem visa, justamente impactar a opinião pública para a questão, levando a mensagem da prevenção para um dos pontos de lazer e turismo centrais da capital sergipana.
“Em Aracaju temos 1012 pessoas vivendo com HIV e Aids acompanhadas pelo SAE - Serviço de Assistência Especializada às Pessoas Com HIV e Aids, sendo 4 crianças com HIV, 13 crianças com Aids e 67 em situação de exposição ao vírus, 293 adultos com HIV e 635 com Aids. A população precisa se conscientizar dos riscos de uma relação sexual sem uso do preservativo, superar preconceitos, tabus e conhecer mais sobre HIV/Aids, DST's e as formas de prevenção”, explica a secretária.
Vivendo com HIV
O coordenador do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, Andrey Lenos, acrescenta que hoje a Aids não é mais motivo de pânico nem sinônimo de fim da vida. O Brasil é referência em tratamentos de Aids e atualmente já é possível que os portadores do vírus mantenham uma rotina de vida normal.
“Embora ainda sem cura, a Aids, quando diagnosticada precocemente, tem tratamento. Com isso, é possível garantir saúde e qualidade de vida às pessoas soropositivas. Mas, para isso, é preciso prevenir e fazer o teste rápido para HIV, para assegurar o diagnóstico precoce e o tratamento adequado”, diz o coordenador.
Testes rápidos
Durante a panfletagem, os técnicos da SMS informarão que a PMA mantém o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). O serviço está localizado no Centro de Especialidades Médicas (Cemar), do bairro Siqueira Campos, e permanece em funcionamento de segunda a sexta-feira das 7h às 17h, disponível para todos os cidadãos que desejam fazer o teste. Para acessar o serviço é necessário apenas ter em mãos o número do Cartão SUS e um documento de identificação como CPF ou RG. Lá são disponibilizados testes para HIV, sífilis e hepatites B e C.
Fonte: Agência Aracaju de Notícias
Foto: Asscom/SMS

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
