Lixo toma conta de escola em São Cristovão
Cotidiano 11/04/2012 11h56Por Mirella Mattos
Não são apenas os problemas de infraestrutura da Escola Municipal Maria de Lourdes, no Tijuquinha, em São Cristovão, que chamam a atenção. Mesmo sem identificação, com paredes descascadas e vidraças estilhaçadas, o que mais se destaca dentre esses problemas é a transformação da unidade de ensino em uma lixeira a céu aberto.
Conforme a diretora da escola, a situação é recorrente e são membros daquela comunidade que depositam o lixo no local. Segundo ela, a escola já fez projetos a fim de sanar o problema, mas sem sucesso.
"A gente já falou com a comunidade. Já fizemos projetos para mostrar que isso é errado. Tentamos até fazer um jardim aqui na frente da escola, mas não deu certo”, explica e acrescenta que a prefeitura faz coletas regulares no local, porém, assim que o lixo é recolhido, mais entulho é jogado na escola.
Infraestrutura
De acordo com Luiz César dos Santos Pereira Junior, locutor de rádio no município, a situação de precariedade da escola já se arrasta há anos e a grande preocupação é com a chegada das chuvas. “A escola tem muitos problemas e um deles é ocasionado pela chegada das chuvas, as salas ficam alagadas”, diz.
Tal situação é confirmada pelo ex aluno da unidade, Douglas Souza Silva. “Há pelo menos sete anos a escola está desse jeito. Quando chove molha as salas todas. Não lembro a última vez que teve uma reforma aqui. Tem também esse problema do lixo que toma conta da escola. Vem um trator tirar o lixo e o povo coloca de novo”, detalha.
Prefeitura
Segundo o assessor de comunicação da prefeitura de São Cristovão, Pedro Rocha, há um cronograma de reforma firmado entre a prefeitura, o Ministério Público Estadual e o juiz da comarca do Município, Manoel Costa Neto, a fim de atender 17 escolas da rede. Dessas, quatro já foram finalizadas. O prazo de conclusão das obras é em setembro, uma vez que essas unidades já deverão ser utilizadas nas próximas eleições.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
