Lei dos ciclomotores: Prefeitura tem 120 dias para definir regras
Cotidiano 08/06/2012 17h00Por Adriana Meneses
Na tarde desta quarta-feira (6), o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, sancionou a Lei nº 4.196, que regulamenta a utilização de veículos ciclomotores no Município e que proíbe a modificação da estrutura original de fábrica desses veículos, com intuito de aumentar a potência dos seus motores, além de passar a exigir o licenciamento anual das motonetas ou ciclomotores. Com a nova lei, em tese, condutores e veículos passarão por uma rígida fiscalização dos órgãos de trânsito, e estarão sujeitos a penalidades impostas pelo Código de Trânsito Brasileiro.
De acordo com o diretor de Trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Major Paulo Paiva, a Prefeitura terá prazo de 120 dias para fazer um estudo e definir alguns pontos da Lei, como as taxas que serão cobradas para a regulamentação dos ciclomotores. Ele acredita que o poder executivo encontrará uma forma de calcular os valores das taxas de acordo com o poder aquisitivo dos proprietários e condutores desse tipo de veículo.
Paiva acredita que a nova Lei trará mais segurança para os condutores dos ciclomotores e para o trânsito de modo geral. “O número de acidentes com esse tipo de veiculo é alarmante, mas acredito que, após as regras de regulamentação, os condutores passarão a ter mais responsabilidade sobre a sua conduta no trânsito, evitando assim muitos acidentes e supostos crimes com a utilização de motonetas”.
Especificações dos ciclomotores
São considerados ciclomotores os veículos de duas ou três rodas providos de um motor de combustão interna, cuja cilindrada não exceda a 50 centímetros cúbicos (3,05 polegadas cúbicas) e velocidade máxima de fabricação não exceda a 50 quilômetros por hora. Com a nova Lei, as motonetas serão identificadas por meio de placa traseira, lacrada em sua estrutura, obedecidas as especificações e modelos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
