Laércio quer sanção de PL que prevê salário para conselheiros tutelares
Cotidiano 17/07/2012 10h58
Responsáveis por zelar pelo cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente, muitos conselheiros não têm salários nem direitos trabalhistas. O deputado federal Laércio Oliveira defende a sanção pela presidente Dilma Roussef do PLS 278/09 que garante esses direitos aos conselheiros tutelares de todos os municípios. O projeto já foi aprovado pela Câmara e Senado.
Em recente reunião com representantes dos Conselhos Tutelares de Sergipe, Maguinaldo Santos e Adriana Moraes destacaram a atuação do deputado Laércio Oliveira em favor dos conselhos tutelares de todo o Brasil. "Laércio é um parlamentar que se mostra atento às nossas causas e por isso o procuramos para pedir apoio neste projeto", disse Maguinaldo.
Como os demais trabalhadores, os membros dos conselhos tutelares terão direito a salário, férias anuais remuneradas com adicional de um terço, 13º salário, licenças-maternidade e paternidade e cobertura previdenciária.
A lei orçamentária municipal ou distrital deverá prever os recursos para o pagamento da remuneração e para a formação continuada dos conselheiros.
Cada cidade precisa ter ao menos um conselho tutelar com cinco membros, escolhidos pela sociedade para mandatos de três anos. O ECA diz que cada prefeitura tem liberdade para decidir se seus conselheiros terão salário.
O projeto aprovado amplia os mandatos para quatro anos, com direito a recondução (mediante novo processo de escolha), além de vincular o conselho à administração pública local.
O deputado já havia apresentado na Câmara dos Deputados o PL 2145/2011 que determina que os veículos abandonados em vias públicas, ou nos pátios dos órgãos de trânsito, possam ser doados a instituições filantrópicas e conselhos tutelares. A proposta modifica o artigo 217 do Código de Trânsito (Lei 9503/97). "Os Conselhos Tutelares têm sua atuação restringida pela falta de equipamentos, a exemplo de veículos necessários ao deslocamento de pessoal e auxílio de cidadãos amparados pelo sistema", disse o parlamentar.
"A força do seu trabalho com as comunidades é importante para o bem-estar de crianças e adolescentes. O dia a dia dos profissionais que lidam com as crianças deve ser o melhor possível. Defendo que sejam dadas melhores condições de trabalho para os conselheiros tutelares. O exercício de sua função é um sacerdócio para a comunidade", afirmou Laércio.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
