“Ladrão só rouba galinha que não faz barulho”, diz sindicalista
Sindicatos farão protesto contra taxa de estacionamento nos shoppings
Cotidiano 28/11/2012 12h10

Por Fernanda Araujo

“Ladrão só rouba galinha que não faz barulho”, essa é a indignação e o protesto do vicepresidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB/SE), José Souza, em referência a cobrança de taxas dos estacionamentos dos shoppings Jardins e Riomar, de Aracaju (SE).

Em ato de protesto contra a cobrança aos clientes e aos funcionários, a CTB e seus sindicatos filiados, dentre eles o Sindicato dos Bancários, cujo Souza é presidente, convidam os aracajuanos para um apitaço, às 20h desta quinta-feira (29), em frente ao shopping Riomar. O ato será uma resposta ao Grupo JC Paes Mendonça, proprietário dos dois shoppings. “Ele acredita que a população vai se manifestar e depois se esquecer, mas esse é o primeiro passo. Nós não vamos admitir e vamos continuar cobrando uma atitude correta", antecipa Souza.

Exceto o shopping Prêmio, localizado em Nossa Senhora do Socorro, os dois shoppings estão cobrando uma taxa de R$ 4, dando 20 minutos de tolerância - ou seja, permanecendo por esse tempo ou menos, o motorista fica isento. Os sindicalistas acreditam que a taxa é abusiva e o tempo insuficiente.

O presidente do Sintrase, Waldir Rodrigues, que estará representando os trabalhadores do Ceac, não admite o pagamento e defende um boicote. “O Governo do Estado colocou um serviço gratuito lá, fora o Detran, não se paga nada no Ceac. Quem vai para esse serviço que normalmente é de graça vai ter que pagar o estacionamento no Shopping Riomar. Os servidores do Ceac serão prejudicados. Além disso, não há serviço nos shoppings que durem menos de 20 minutos”, acredita.

José Souza afirma ainda que o pagamento do estacionamento não pode acontecer, devido às taxas que já são incluídas nos produtos das lojas. “Nós sabemos com clareza que nas mercadorias dos shoppings já é embutido o preço do estacionamento. O que o Grupo Mendonça quer é tributar e nós já pagamos esse tributo. É contra isso que faremos a nossa manifestação amanhã”, completa.

Estudantes da faculdade Fanese, instalada no shopping Riomar, Sintrase e a Federação dos Comerciários também estarão se manifestando com apitos e bandeiras. Ainda não há expectativa da quantidade de participantes. A ideia é abrir o debate com a sociedade no sentido de não aceitar a cobrança. A CTB pretende ainda realizar um próximo ato em frente ao shopping Jardins. “Quem se sentir no direito de protestar essa é a hora”, convida Waldir.

Foto: Sílvio Oliveira

Matérias relacionadas

Taxa de estacionamento: Fecomse vai impetrar ação contra shoppings

Como será a cobrança por estacionamento nos shoppings de Aracaju

Estacionamentos dos shoppings serão cobrados a partir desta segunda

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos