Itabaiana deve ter matadouro como pólo regional
Condições de implantação foram discutidas no MPE Cotidiano 24/09/2012 12h46Por Míriam Donald
Um matadouro está prestes a ser instalado na cidade de Itabaiana, porém, a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) realizou visita ao local e informou que o Plano Diretor do Município não autoriza a implantação desse tipo de empreendimento na área pré-selecionada. Diante da situação, o Centro de Apoio Operacional aos Direitos à Saúde do Ministério Público do Estado de Sergipe (MP/SE) se reuniu em audiência na manhã desta segunda-feira (24) com o Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente e Urbanismo, a Promotoria dos Direitos ao Consumidor de Aracaju e a Promotoria do Meio Ambiente e Urbanismo da Comarca de Itabaiana, assim como representantes de diversos órgãos públicos estaduais e representante do Município de Itabaiana.
Para verificar a viabilidade de implantação do matadouro, o promotor que conduziu o caso, Nilzir Soares, diz ser necessário avaliar questões ambientais como possibilidade de acesso à água, energia elétrica etc. “São os órgãos que têm em suas esferas de atribuições lidar com questões do Meio Ambiente, como a Adema, a Energisa e a Deso, que irão verificar se a implantação é viável. Se houver a partir dessa inspeção uma sinalização positiva de todos esses órgãos, nós daremos seguimento a essas tratativas, com vistas à desapropriação da área e complementação desse projeto de frigorífico regionalizado tendo Itabaiana como um dos pólos regionais”, explica.
Segundo os representantes do Município de Itabaiana, o Plano Diretor do Município foi reformulado, permitindo a implantação do matadouro e, diante do impasse surgido para a construção deste, o promotor Nilzir solicitou aos representantes do Município de Itabaiana sobre desapropriação do terreno pela municipalidade. O promotor Nilzir juntamente com os outros promotores pontuou que o empreendimento em foco traria impactos positivos na economia local com a geração de empregos e a arrecadação de tributos.
Após o debate das questões postas, ficou deliberada a realização da reunião técnica na sede da Adema para discussão das especificações técnicas do empreendimento na próxima quarta-feira (26) às 8h, com a presença da Secretaria de Estado de Agricultura, Sedurb e Emdagro, que levará a proposta de regionalização do empresário de Itabaiana. Além disso, também ficou acordada a realização de uma inspeção no terreno em questão no dia 4 de outubro às 9h, com a presença de representantes destes mesmos órgãos e das promotoras das Comarcas de Itabaiana, da Deso e da Energisa.
Com vistoria realizada e aprovada, a Adema apresentará as especificações dos estudos necessários à obtenção da licença ambiental prévia.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
