Ipes Saúde comemora seis anos de existência em Aracaju
Cotidiano 11/10/2012 18h48Por Míriam Donald
Exames de glicemia, aferimento de pressão, dicas para higienização bucal além de música e entrega de kits odontológicos fizeram parte da programação em comemoração ao aniversário do “Ipes Saúde” durante esta quinta-feira (11). Na celebração, o presidente da instituição, Vinícius Barbosa Melo, apresentou balanço dos dois anos de existência e destacou a as ações empreendidas pelo Governo de Sergipe como a estrutura física que está sendo modificada e adaptada para garantir acessibilidade.
Para Esthéfany Alves, enfermeira no Ipes há dois anos, o acompanhamento de pressão arterial e glicemia dos servidores e contribuintes é bastante importante e precisa ser feito ao longo do ano. Além desses serviços, há também o projeto que existe desde a fundação do Ipes, que se firmou e ganhou maior proporção ao longo dos anos, chamado de ‘Prevenção e Educação em Saúde Bucal. Hoje o projeto não se limita apenas à saúde bucal, mas tornou-se geral com a adesão de outros profissionais do campo.
Segundo a coordenadora do projeto, a dentista Ana Monte, a ideia nasceu da necessidade de melhorar a qualidade de vida do usuário. “Percebemos que no dia-a-dia os profissionais não têm tempo de promover e passar informação e, muitas vezes, o paciente volta pela persistência dos problemas que continuam por não se conhecer a causa”, diz.
Ainda de acordo com Ana Monte, é mostrado aos pacientes como eles devem proceder na prevenção. “Não é fazer só escovação, mas é contar caso por caso e o porquê do desenvolvimento da doença, mesmo que geneticamente haja uma tendência da pessoa desenvolvê-la, mostrando que pode haver processo de aceleração da doença”, explica.
Para ela, a prevenção está como um foco onde o cidadão é orientado a prevenir outras moléstias. “O tempo é muito curto de que dispõe o paciente na hora da consulta e muitas vezes o profissional tem uma posição tecnicista de consultar e tirar o problema do momento. É para fazer a diferença que esse projeto existe”.
A usuária Eleci da Soledade se diz satisfeita e bem assistida. “O Ipes é muito bom para aqueles que procuram e melhor do que outros sistemas públicos. Venho sempre e não tenho o que reclamar. Inclusive estou aguardando uma cirurgia e o procedimento foi rápido. Consegui marcar tudo que precisava”, afirma.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
