Ipes Saúde comemora seis anos de existência em Aracaju
Cotidiano 11/10/2012 18h48

Por Míriam Donald

Exames de glicemia, aferimento de pressão, dicas para higienização bucal além de música e entrega de kits odontológicos fizeram parte da programação em comemoração ao aniversário do “Ipes Saúde” durante esta quinta-feira (11).  Na celebração, o presidente da instituição, Vinícius Barbosa Melo, apresentou balanço dos dois anos de existência  e destacou a as ações empreendidas pelo Governo de Sergipe como a estrutura física que está sendo modificada e adaptada para garantir acessibilidade.

Para Esthéfany Alves, enfermeira no Ipes há dois anos, o acompanhamento de pressão arterial e glicemia dos servidores e contribuintes é bastante importante e precisa ser feito ao longo do ano. Além desses serviços, há também o projeto que existe desde a fundação do Ipes, que se firmou e ganhou maior proporção ao longo dos anos, chamado de ‘Prevenção e Educação em Saúde Bucal.   Hoje o projeto não se limita apenas à saúde bucal, mas tornou-se geral com a adesão de outros profissionais do campo.

Segundo a coordenadora do projeto, a dentista Ana Monte, a ideia nasceu da necessidade de melhorar a qualidade de vida do usuário. “Percebemos que no dia-a-dia os profissionais não têm tempo de promover e passar informação e, muitas vezes, o paciente volta pela persistência dos problemas que continuam por não se conhecer a causa”, diz.

Ainda de acordo com Ana Monte, é mostrado aos pacientes como eles devem proceder na prevenção. “Não é fazer só escovação, mas é contar caso por caso e o porquê do desenvolvimento da doença, mesmo que geneticamente haja uma tendência da pessoa desenvolvê-la, mostrando que pode haver processo de aceleração da doença”, explica.

Para ela, a prevenção está como um foco onde o cidadão é orientado a prevenir outras moléstias. “O tempo é muito curto de que dispõe o paciente na hora da consulta e muitas vezes o profissional tem uma posição tecnicista de consultar e tirar o problema do momento. É para fazer a diferença que esse projeto existe”. 

A usuária Eleci da Soledade se diz satisfeita e bem assistida. “O Ipes é muito bom para aqueles que procuram e melhor do que outros sistemas públicos. Venho sempre e não tenho o que reclamar. Inclusive estou aguardando uma cirurgia e o procedimento foi rápido. Consegui marcar tudo que precisava”, afirma.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos