Idosos devem procurar postos de vacinação até o dia 15
Cotidiano 09/06/2012 09h41A Secretaria de Estado da Saúde (SES) faz um alerta aos municípios que ainda não atingiram a meta de vacinação deste ano contra a gripe para os idosos. A campanha nacional de vacinação contra a gripe foi encerrada no último dia 1º, porém os 23 municípios que ainda não atingiram a meta de 80% de vacinação para o público de idosos vão continuar vacinando até o próximo dia 15 de junho.
Em todo o Estado, foram vacinados 143.5 77 idosos, número que representa 77,22% do objetivo. Para Sergipe atingir o índice de 80% de cobertura, falta, ainda, a aplicação de 5.189 doses de vacina. Já em Aracaju, que vacinou 65,98% do seu público, precisam ainda ser vacinados 7.277 idosos para que o município alcance o índice estabelecido pelo Ministério da Saúde.
A SES faz mais um apelo para os idosos que ainda não se vacinaram contra a gripe: procurem os postos de saúde para que possam receber a vacina. Dentre as 330 mil doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde para Sergipe, e distribuídas para 350 postos de saúde em todo o Estado, 237.523 foram aplicadas. Os municípios que ainda têm vacina devem continuar vacinando a população até o final do estoque.
A gerente do Programa Estadual de Imunização, Sândala Teles, reforça a importância de que as equipes de Saúde da Família realizem a busca dos idosos que ainda não foram vacinados. "Ainda há tempo de se vacinar. Estamos reforçando com os municípios para fazerem uma busca ativa da população idosa para atingirmos a meta de 80%", disse a técnica da SES.
"A vacina é um importante aliado na prevenção de doenças e promoção em saúde. Quem tem parente, amigo ou vizinho idoso, deve ficar atento e levá-lo ou estimulá-lo a buscar uma unidade de Saúde", conclui o secretário municipal da Saúde, Silvio Santos.
A única contra-indicação da vacina é para quem tem alergia ao ovo ou esteja com febre no momento da vacinação. Mesmo sem o cartão de vacinação, a pessoa pode receber a dose, porém receberá outro documento na unidade básica de saúde.
Da SES

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
