Ibama lança livro sobre a interação dos seres humanos com a natureza
Livro é baseado na realidade de maus-tratos vivida por corujas e aves de rapina 
Cotidiano 29/07/2020 15h45 - Atualizado em 29/07/2020 18h55

Com a necessidade de realizar educomunicação socioambiental no período de distanciamento social devido ao estado de emergência de saúde pública causado pelo coronavírus (Covid-19), o Ibama/SE elaborou o livro "A Coruja-Suindara e o Sabiá-Laranjeira" que retrata de forma simples e lúdica um exemplo de interação dos seres humanos com a natureza.

O Ibama/SE atua na temática da fauna sob dois prismas principais: reabilitação de animais e Educação Ambiental (EA). Com um histórico de mais de 1.000 animais reabilitados por ano, o Centro de Triagem de Animais Silvestres em Sergipe (Cetas/SE) possui estrutura e corpo técnico para trazer de volta a qualidade de vida aos animais debilitados em razão de ações humanas. 

Por sua vez, o Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Ibama/SE busca levar conhecimentos sobre a preservação e a gestão ambiental à população sergipana com ações educativas e de execução prática, que buscam aprimorar a formação dos cidadãos com relação ao cuidado e ao respeito pela natureza. Da união dessas ações, surgiu a ideia de produção da publicação. 

Segundo o autor do livro, André Beal, que é analista ambiental do Ibama e responsável pelo Cetas/SE, a história é baseada na triste realidade vivenciada nos Cetas do Instituto. Muitas corujas e aves de rapina são comumente alvo de maus-tratos. A violência é fruto de superstições e da desinformação da sociedade. A personagem principal Suindara (Tyto furcata) é uma coruja que ocorre em todo o Brasil e desempenha importante papel ecológico no controle de roedores e insetos.

"A nossa capacidade de coexistir com os demais seres vivos que habitam no planeta nunca esteve tão evidente e em razão das alterações existentes, experimentamos, de forma global, as consequências do desequilíbrio ambiental. Esperamos que o exemplo dessa pequena estória possa influenciar de forma direta a reflexão das nossas atitudes, visando o bem-estar animal e o convívio harmonioso com os seres humanos", disse o superintendente do Ibama/SE, Romeu Boto.

Acesse o livro aqui

Fonte: Ibama/SE

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares