Ibama denuncia venda ilegal de animais e homem é autuado
MPE abre termo para ajuste de conduta Cotidiano 01/11/2011 11h07Por Fernanda Araujo
Uma denúncia realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) levou o Ministério Público Estadual (MPE) a realizar, na manhã desta terça-feira (1), uma audiência sobre a venda ilegal de animais silvestres no Mercado Albano Franco, centro de Aracaju.
Segundo informações da promotora Adriana Ribeiro, o Ibama iniciou uma fiscalização no local e descobriu que o vendedor Luciano Pinto dos Santos guardava 22 jabutis e 21 pássaros em sua residência e os vendia no mercado sem autorização do órgão. O comerciante de animais, que trabalha há 13 anos no local, foi autuado pela primeira vez pela Polícia Federal e terá que responder ao crime, considerado de pequeno potencial ofensivo no âmbito do juizado criminal, se for flagrado novamente.
“Como ele foi autuado pela primeira vez, a gente firmou um termo de ajuste de conduta, fixando um prazo de seis meses para que esse termo seja cumprido efetivamente, e posteriormente nós vamos solicitar aos órgãos ambientais uma nova fiscalização no local para ver se houve ou não o descumprimento. Ficou registrado uma cláusula de pagamento de 500 reais por dia de descumprimento”, esclareceu a promotora.
Adriana informou ainda que atualmente Luciano responde pelo processo de maus tratos aos animais no Juizado Especial.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos