Hemocentro realiza coleta externa
Cotidiano 30/08/2012 10h37
Para ampliar o estoque e divulgar a necessidade da colaboração da população ao serviço de doação de sangue, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) realiza, até as 16 horas de hoje, 30, mais uma coleta externa de sangue. A ação será concentrada na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), localizado na Avenida Ivo do Prado, Centro, em Aracaju.
A coleta externa também tem como objetivo aproximar o serviço de doação do cidadão. Dessa forma, as pessoas interessadas em prestar esse ato solidário e de amor ao próximo poderão comparecer ao Senac, no Bloco B e efetuar a doação de sangue. Para doar, é necessário observar alguns critérios, a exemplo de estar bem de saúde, ter entre 16 e 67 anos de idade, pesar a partir de 50 kg e apresentar documento oficial, com foto, válido em todo território nacional, pode ser carteira de identidade, carteira de trabalho e carteira de motorista, entre outros.
No dia da doação é necessário estar bem alimentado, pois a doação consiste na coleta de 450 ml de sangue. Já no dia anterior à doação é importante que o candidato tenha dormido bem nas últimas 24 horas e não tenha ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas antes da doação.
Estoque
De acordo com um balanço inicial, ao longo do mês de agosto, o Hemocentro de Sergipe coletou uma média diária de 76 bolsas de sangue. O mês de julho encerrou com l.960 doações, o que representa uma redução de aproximadamente 30% no número de doações. Para manter o atendimento efetuado nos hospitais e maternidades com tranquilidade o ideal é atingir uma coleta média de 100 a 120 doações dia.
Fonte: Asscom/Hemose

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
