Gratuidade será tema do IV Prêmio de Jornalismo do Setransp
Cotidiano 19/07/2012 15h42Por Fernanda Araujo
Em homenagem à memória do empresário Josino José de Almeida (1910-1981), o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp/SE) apresenta o IV Prêmio de Jornalismo com o tema “Gratuidade no transporte público – quem paga essa conta?”.
Concorrerão apenas trabalhos de jornalistas registrados na Delegacia Regional do Trabalho (DRT) e veiculados no período de 1º de janeiro de 2012 a 15 de outubro de 2012, por empresas de televisão, rádio, jornal, site jornalístico ou revista localizados em Sergipe. Os trabalhos devem abordar o tema, sob pena de desclassificação no ato do julgamento.
Cerca de 100 milhões de brasileiros utilizam esse serviço. O presidente do Setransp, Adierson Monteiro (foto ao lado), afirma que o Brasil não gera recursos para a qualidade dos transportes públicos, com esses custos recaindo sobre os bolsos da população.
“Este ano trouxemos algo fundamental que é a gratuidade. Não existe almoço grátis, alguém paga a conta. Nós somos o único país do mundo que retira recursos do transporte, e isso é uma vergonha porque não estamos tratando de um serviço de luxo e sim de potencial. O Estado brasileiro brinca com o transporte público. Gratuidade quem paga é a sociedade”, diz Monteiro.
O prêmio vai de R$ 1 mil a R$ 3 mil e abrange as categorias mídia impressa – reportagem, fotografia; mídia eletrônica – reportagem televisiva; mídia eletrônica – reportagem radiofônica e mídia eletrônica – reportagem site jornalístico. É vedada a participação de pessoas ligadas ao sindicato e a inscrição de reportagens institucionais. Cada categoria possui identificação e regulamento específicos, número de cópias e gravações em CD e DVD.
A inscrição começa a partir de 20 de julho e prossegue até 15 de outubro. O participante deverá preencher o formulário no site www.setransp-aju.com.br/premiojornalismo e juntamente com os trabalhos encaminhá-lo à sede do Setransp, localizado na Av. Tancredo Neves, 2061, D.I.A, CEP 49.040-490. O envelope deve estar lacrado, contendo na parte frontal o nome Prêmio Setransp de Jornalismo 2012 e no verso a identificação e número do DRT.
O resultado será divulgado no dia 3 de dezembro no espaço de eventos Sobre as Ondas, na orla de Atalaia.
Foto: Fernanda Araujo

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos

