Girassol garante lucro a agricultores de Semi-árido Sergipano
Cooperativismo e parceira com Petrobras expandem produção de girassol Cotidiano 31/10/2011 17h36
Por Marcos Rodrigues
Entre os dias 25 e 27 de outubro, Sergipe foi sede da 19ª Reunião Nacional de Pesquisa de Girassol e do 7º Simpósio Nacional sobre a Cultura de Girassol. Nestas atividades, com foco no uso e cultivo de olhos vegetais, a cidade de Carira, a 112 km da Capital do Estado, Aracaju, sobressai pelo cultivo recente e bem-sucedido de Girassol.
A produção na região de Carira chega a superar regiões produtoras do Brasil graças às pesquisas desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a presença da Petrobras Biocombustível.
Ivan Marinovic, assessor de Imprensa da Embrapa, explica que a variedade de girassol foi desenvolvida para ser tolerante à seca. “Ela se adaptou muito bem ao solo. O girassol possui raízes profundas e desponta como uma planta que se adapta muito bem ao meio”.
Ainda de acordo com Ivan, em dados momentos, a produção de girassol chega a ultrapassar a de milho, que é presença forte na região. A resistência da planta aos períodos de estiagem é apontada como um dos principais motivos.
O papel da Petrobras Biocombustível também é reconhecido, segundo Ivan. Como a Petrobras não compra direto do produtor, cooperativas foram formadas na região e, com elas, o convênio foi firmado. Através deste convênio com as cooperativas, a Petrobras fornece sementes, assistência técnica e compra garantida, o que garante o lucro dos produtores.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos