Gerações diferentes se unem para aprendizado de informática
Cotidiano 20/03/2012 15h18
Quando se aprende a lidar com o computador, novos horizontes se abrem na vida do usuário. Existe informática em quase tudo o que fazemos e em quase todos os produtos que consumimos. No competitivo mercado de trabalho, o profissional não terá bom desempenho se não possuir o conhecimento da informática. É com essa visão que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), disponibiliza em seu portfólio o curso de informática. Atualmente, está acontecendo na Unidade de Qualificação e Produção do Jardim Esperança, um treinamento com a participação de 25 homens e mulheres, com idades que variam entre os 16 e 62 anos. São gerações diferentes buscando o conhecimento.
As aulas foram iniciadas no dia 5 de março, com previsão de término para 23 de abril. A turma passou por um processo de conhecimento pessoal e em grupo por meio das aulas de relações humanas, que compreendeu a 10 horas. Vale destacar que em todos os cursos oferecidos, que somam mais de 30 nas mais diversas áreas, os alunos têm aulas de relações interpessoais, momento em que aprendem a se portar no mercado de trabalho; como se comportar diante de uma entrevista de emprego e outros assuntos inerentes a vida profissional, familiar e na convivência em sociedade. As aulas são ministradas por psicólogos, administradores e outros profissionais que também contribuem para elevar a autoestima dos participantes.
Crescimento
Não importa a idade. Os alunos que estão frequentando o curso têm interesses diferentes, mas a maioria deseja ingressar no mercado de trabalho ou ainda, agregar o novo conhecimento a vida profissional que desenvolve. José Roberto Santos Ferreira, 41 anos, é motorista de ônibus e está galgando o crescimento na vida profissional. A sua intenção é chegar a ocupar o cargo de chefe de transportes na empresa em que trabalha ou ainda em outra, mas para isso, precisa saber trabalhar com o computador.
José Ferreira lembrou que a maioria dos ônibus, caminhões e outros veículos trafega no sistema de GPS. “Preciso aprender a operar o sistema e não o farei se não obter o conhecimento de informática”, declara.
A dona de casa Maria Celda Mota Fontes, 62 anos, reside no bairro Suíssa e diariamente está se deslocando até a unidade/escola do Jardim Esperança, localizada na Rua Júpter s/n. São duas horas diárias de aprendizado. Ela afirma que ganhou um computador e não sabia manuseá-lo. “Precisei entrar num curso de informática e estou achando o máximo. Pretendo escrever textos e navegar na Internet”,declara.
Raelly Santos Caldas, 16 anos, reside no Pantanal. A jovem está em busca do primeiro emprego. “Quero entrar no mercado de trabalho, mas sem o conhecimento da informática sei que não conseguirei. Estou em busca do meu crescimento profissional e sei que somente conseguirei adquirindo conhecimento”, confirma.
Desafio
Para o instrutor da Fundat, Ailton Alves Pereira Júnior, para cada nova turma que ministra aulas é um novo desfio. “A minha meta é capacitar os alunos para o mercado de trabalho que é bastante competitivo e exigente. Acredito que temos logrado êxito, ao encontrarmos ex-alunos que já estão atuando em empresas, nas mais diversas áreas”, explica.
Ailton Júnior disse que trabalhar com gerações diferentes representa uma troca de experiências. “Procuro mesclar bastante para que a troca de informações entre eles seja saudável tanto para a preparação com foco no trabalho e o aprendizado em equipe”, disse.
“Atualmente, grande parte das empresas adotam o uso do computador como fonte principal de trabalho”, destaca a presidente da Fundat, Telma Rios Pimentel, acrescentando que o curso de informática ofertado pela Prefeitura é um dos mais procurados dentre os demais.
Telma Pimentel esclarece que o curso de informática é disponibilizado nas unidades/escola da fundação e instituições parceiras que detêm laboratório. Informa que os cursos acontecem no decorrer no ano e são gratuitos.
Fonte: PMA

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
