Fundat e construtoras pretendem fortalecer qualificação profissional
Cotidiano 09/03/2012 11h39As construtoras Santa Maria e M Mattos se somaram a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) , ampliando o número de empresas parceiras que estão voltadas ao Projeto de Qualificação Profissional e Empregabilidade na Área da Construção Civil. O projeto, implantado em agosto do ano passado, já capacitou mais de 120 pessoas, com a empregabilidade de 100%. Agora, são 11 construtoras empenhadas em absorver a mão de obra treinada pela Fundação. O termo de parceria será assinado no dia 16 de março, durante a realização da formatura da oitava turma concludente, que foi capacitada para desempenhar as profissões de pintor de textura e pedreiro.
A presidente da Fundat, Telma Rios Pimentel, visitou esta semana as duas construtoras. Com uma receptividade muito boa por parte dos seus representantes, ficou acordada a parceria. "Sozinhos não fazemos nada", afirmou o diretor técnico da M Mattos Engenharia, engenheiro civil Marco Mattos. De acordo com sua explanação, a parceria é oportuna, principalmente no momento em que os empresários estão em busca de profissionais capacitados.
Na oportunidade, Mattos comentou que em sua empresa, não existe discriminação com relação à idade ou sexo. O engenheiro civil citou que, inclusive, nos canteiros de obra e no escritório da empresa existe um número considerável de mulheres. "A mulher é criteriosa, detalhista, compromissada e não deseja ser chamada à atenção", confirma.
Estabelecida no mercado há 20 anos, a Construtora Santa Maria também confirmou a parceria. Durante o encontro, a gerente financeira e administrativa Rosa Ângela, disse que a parceria é viável. Ela informou que, inclusive, existe a escassez de profissionais no mercado. "A gente tem visto exemplos de trabalhadores que estão se deslocando para outros Estados, principalmente naqueles em que haverão atividades relacionadas à Copa do Mundo", informa.
Termo de parceria
Os termos de parceria serão assinados durante a solenidade de formatura de duas turmas que concluíram os cursos de pintor e pedreiro. O evento será no dia 16 deste mês, às 8h30, no auditório do Banese, situado na avenida Augusto Maynard.
Com a conclusão desses cursos, a Fundat completa a oitava turma treinada, totalizando 160 pessoas capacitadas na área da construção civil. "Pretendemos qualificar cerca de 500 pessoas até o final deste ano", afirmou Telma Pimentel, acrescentando que as parcerias são fundamentais para o sucesso do projeto.
Além da M Mattos e Santa Maria, que assinarão o termo, são parceiras da Fundat as construtoras Cosil, Engeb, Nassal, Celi, AC Engenharia, Jotanunes, Empe, União e Impacto.
Conforme Telma Pimentel, o Setransp também teve um papel fundamental na formação das oito turmas, concedendo a gratuidade na passagem de ônibus para os alunos que frequentaram os cursos. Além disso, nessas duas últimas turmas, o Senai executou os cursos gratuitamente.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
