Fundat e construtoras pretendem fortalecer qualificação profissional
Cotidiano 09/03/2012 11h39

As construtoras Santa Maria e M Mattos se somaram a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) , ampliando o número de empresas parceiras que estão voltadas ao Projeto de Qualificação Profissional e Empregabilidade na Área da Construção Civil. O projeto, implantado em agosto do ano passado, já capacitou mais de 120 pessoas, com a empregabilidade de 100%. Agora, são 11 construtoras empenhadas em absorver a mão de obra treinada pela Fundação. O termo de parceria será assinado no dia 16 de março, durante a realização da formatura da oitava turma concludente, que foi capacitada para desempenhar as profissões de pintor de textura e pedreiro.

A presidente da Fundat, Telma Rios Pimentel, visitou esta semana as duas construtoras. Com uma receptividade muito boa por parte dos seus representantes, ficou acordada a parceria. "Sozinhos não fazemos nada", afirmou o diretor técnico da M Mattos Engenharia, engenheiro civil Marco Mattos. De acordo com sua explanação, a parceria é oportuna, principalmente no momento em que os empresários estão em busca de profissionais capacitados.

Na oportunidade, Mattos comentou que em sua empresa, não existe discriminação com relação à idade ou sexo. O engenheiro civil citou que, inclusive, nos canteiros de obra e no escritório da empresa existe um número considerável de mulheres. "A mulher é criteriosa, detalhista, compromissada e não deseja ser chamada à atenção", confirma.

Estabelecida no mercado há 20 anos, a Construtora Santa Maria também confirmou a parceria. Durante o encontro, a gerente financeira e administrativa Rosa Ângela, disse que a parceria é viável. Ela informou que, inclusive, existe a escassez de profissionais no mercado. "A gente tem visto exemplos de trabalhadores que estão se deslocando para outros Estados, principalmente naqueles em que haverão atividades relacionadas à Copa do Mundo", informa.

Termo de parceria

Os termos de parceria serão assinados durante a solenidade de formatura de duas turmas que concluíram os cursos de pintor e pedreiro. O evento será no dia 16 deste mês, às 8h30, no auditório do Banese, situado na avenida Augusto Maynard.

Com a conclusão desses cursos, a Fundat completa a oitava turma treinada, totalizando 160 pessoas capacitadas na área da construção civil. "Pretendemos qualificar cerca de 500 pessoas até o final deste ano", afirmou Telma Pimentel, acrescentando que as parcerias são fundamentais para o sucesso do projeto.

Além da M Mattos e Santa Maria, que assinarão o termo, são parceiras da Fundat as construtoras Cosil, Engeb, Nassal, Celi, AC Engenharia, Jotanunes, Empe, União e Impacto.

Conforme Telma Pimentel, o Setransp também teve um papel fundamental na formação das oito turmas, concedendo a gratuidade na passagem de ônibus para os alunos que frequentaram os cursos. Além disso, nessas duas últimas turmas, o Senai executou os cursos gratuitamente.

 

 

 

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos