Frota de motolâncias será reduzida no Pré Caju
Som somente será liberado a partir do mirante da 13 de Julho
Cotidiano 10/01/2013 15h58

Por Fernanda Araujo

As motolâncias que fazem reforço as ambulâncias do Samu foram reduzidas, segundo o coordenador médico do Samu, Saulo Sales. De oito em anos anteriores, reduziu-se a quatro o número de motos equipadas, que funcionarão durante todo o percurso do Pré Caju 2013.

O projeto inicial permanecia sendo oito motos, mas, inesperadamente para o Ministério Público, houve mudanças. Segundo Saulo Sales, não há necessidade de mais quatro motos, sendo que o índice de remoção de pacientes com as motos no evento é de menos 10%. “Remove entre cinco, seis ou sete pacientes por noite porque não tem como a moto entrar nas áreas. Além disso, para usar as motos estamos com pessoal menor e precisa de treinamento”, afirmou ele em audiência na Promotoria de Saúde nesta quinta-feira (10).

Com o pedido de rever estratégias de atuação por parte dos policiais e do Samu pelo alto índice de criminalidade na área do palco de uma emissora de rádio, serão disponibilizadas mais três ambulâncias de suporte básico ao longo do percurso em locais estratégicos. “Em eventual necessidade na ocorrência de eventos graves, serão utilizadas as viaturas de frota regular”, afirma no Termo de Audiência.

Ainda, como nos anos anteriores, o Samu contará um posto médico avançado na Sementeira, com 14 leitos de baixa complexidade e dois leitos de alta complexidade com a presença de quatro médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, contando com uma UTI Móvel e uma Unidade de Suporte Básico para os casos de transporte de paciente para unidades hospitalares próximas.

Proibida a passagem de trios elétricos e foliões no trecho que vai do Iate Clube até a redondeza do Posto Aracaju, os trios  somente poderão tocar a partir do Mirante da 13 de Julho, evitando aglomeração na área, segundo a promotora Euza Missano. Além disso, os trios ficarão alinhados na direção que compreende o Iate até o Posto Aracaju. A Emurb deverá rebaixar a guia para que os trios possam formalizar o desvio no posto para contramão de direção. O capitão Fábio Cardoso da Polícia Militar e a Guarda Municipal garantem a segurança do evento e informa que providenciará o acesso dos foliões ao evento pela via paralela ao edifício Martins Penalva.

Também está proibida nesta área risco vendedores ambulantes. Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária, Ana Angélica, a medida é para evitar a concentração de foliões e assistentes. A unidade de saúde São José e a Rede de Urgência e Emergência de Aracaju afirmam que vão reforçar as escalas médicas, já o pronto socorro do Huse afirma que as escalas estão completas. “Cada bloco terá uma ambulância para assistência aos foliões com a contratação da empresa Plamed”, afirma a ASBT.

O Ministério Público fará uma vistoria, juntamente com os demais órgãos, no dia anterior ao evento, 16 de janeiro às 16h.

Matérias relacionadas

PMA abre retorno para trios elétricos durante Pré-Caju

Pré-Caju 2013: recomendação do MPE visa coibir boicote de PMs

Concentração do Pré-Caju será depois da Beira-Mar e Anízio Azevedo

 

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos