Forças de segurança apresentam esquema de trabalho para o Pré-caju 2013
Polícia Civil antecipa que vai reforçar as revistas dos foliões
Cotidiano 11/01/2013 13h00

Por Elisângela Valença

Na manhã de hoje, 11, as polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros apresentaram todo o plano de trabalho para o Pré-Caju 2013, que acontece de 17 a 20 de janeiro na capital sergipana.

O Corpo de Bombeiros dividiu o espaço em quatro áreas de atuação focando na prevenção de sinistros e na segurança dos foliões, caso seja necessária uma evacuação. Eles planejaram seis rotas de fuga, doze saídas de emergência e sete pontos de isolamento de trânsito. A rede de hidrantes da região já foi testada e os camarotes contarão com extintores de incêndio.

Por noite, o Corpo de Bombeiros vai trabalhar com três pontos fixos, cem militares, quatro veículos de combate a incêndio, um de busca e salvamento, duas motocicletas e uma lancha.

“Todos este planejamento estará disponível em nosso site. É bom que a população veja isto para, caso haja necessidade de evacuação, o folião já saiba como proceder”, disse o diretor de Operações do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Wagner.

A Polícia Civil antecipou novas medidas para a festa deste ano. “Atendendo a pedido da Polícia Militar, a Polícia Civil vai trabalhar reforçando as revistas no evento, para minimizarmos ainda mais a possibilidade de problemas na festa”, disse a coordenadora de Polícia Civil da Capital, delegada Viviane Pessoa.

Serão duas bases de trabalho da Polícia Civil, uma no Parque da Sementeira e outra no Banese, na avenida Francisco Porto. Nesta última, haverá também uma base do Grupo Especial de Repressão e Busca (GERB).

Por noite, serão 120 servidores, sob comando de um delegado coordenador, um delegado assistente e mais um delegado do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV). A Polícia Civil também trabalhará com todo aparato tecnológico para checagem de informações e levantamento de dados junto à Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos, Delegacia Plantonista e Corregedoria.

A Polícia Militar dividiu o espaço da festa em cinco áreas de trabalho, contando com o entorno do circuito. Trabalhará com um efetivo de mais de 1.200 homens e mulheres, viaturas, cavalos, aeronave e barco.

Cada policial contará com equipamentos como capacete, colete reflexivo, protetor auricular, touca, capa de chuva, laser point e tonfa. O capacete e o colete reflexivo terão uma numeração. “Esta numeração identificará o policial. Qualquer problema que aconteça, basta o cidadão procurar o comando e informar o número do policial. É uma forma de darmos mais transparência ao nosso trabalho”, disse coronel Jackson Nascimento, comandante do Policiamento Militar da Capital.

Além disso, a Polícia Militar vai contar com ônibus para transporte da tropa, detectores de metal, rádios, estações fixas, câmeras, computadores e TVs para monitoramento de toda a área da festa.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos