Exposição de Astronomia faz parte da Semana de Ciência e Tecnologia
Mostra traz elementos de estudo espacial Cotidiano 16/10/2012 20h08Por Míriam Donald
Fazendo parte das diversas atividades durante a nona Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que acontece em todo o Brasil, incluindo programação em Sergipe, a Casa de Ciência e Tecnologia de Aracaju, a CCTECA Galileu Galilei, preparou uma exposição de astronomia que abriu nesta terça-feira (16) e prossegue até domingo.
Segundo o diretor do Planetário da CCTECA, Augusto César, a exposição foi montada com equipamentos utilizados na prática da astronomia, proporcionando aos visitantes conhecer um pouco sobre os instrumentos utilizados para o estudo do espaço, entre outras curiosidades. Há pedaços de meteoritos, cartas celestes, canetas a laser para demonstrações noturnas, binóculos, telescópios, livros e vídeos, além de programas de computador que simulam o céu de Aracaju no exato momento.
A exposição é gratuita e ficará aberta até o domingo (21) no horário de visitação da casa - de terças as sextas das 9h às 12h e das 14h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h. No sábado e domingo, será ofertado aos visitantes observação com telescópio na área externa no Planetário das 18h às 21h.
Semana de Ciência
Com o tema ‘Sustentabilidade, Erradicação da Pobreza e Economia Verde’, a celebração da Semana é coordenada pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica (Fapitec/SE). A programação, iniciada nesta segunda-feira, 15, segue até o dia 21 com atividades no interior e na capital.
Além da Exposição de Astronomia também fazem parte a apresentação de resultados de estudso realizados, divulgação da produção científica no Estado, Oficina de Ciências, Matemática e Educação Ambiental (Ocmea), a 14ª Semana de Pesquisa da Unit (Sempesq), exposição de tecnologias da Embrapa, apresentação dos trabalhos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBCJr) nas escolas de Aracaju, Glória, Lagarto, Itabaiana, São Cristóvão e Cristinápolis. Na ocasião serão apresentados 31 projetos e 80 bolsistas que foram aprovados no edital Fapitec/SE/ CNPq nº 12/2011.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos

