Etapa do censo social atinge escolas em Areia Branca e Mosqueiro
MPE aponta falta de bibliotecas e áreas de esporte e lazer Cotidiano 17/08/2012 15h16Por Fernanda Araujo
O Ministério Público Estadual de Sergipe realiza a 5º etapa do censo social nos povoados Areia Branca e Mosqueiro, litoral Sul do estado. Nesta sexta-feira (17), a equipe do MPE visitou a escola municipal Prof. Florentino Menezes, em Areia Branca, com o objetivo de averiguar as condições sociais e educacionais do local.
Segundo o coordenador do censo, o promotor Eduardo D’ávila, dentro da etapa educacional do censo se faz necessário “recolher indicadores como, evasão escolar, analfabetismo e necessidade de educação nos seus mais diversos níveis, para que dimensionando o problema possamos conseguir trazer uma escola ou transformá-la”.
De acordo com D’ávila, o censo também irá atingir as áreas da saúde, meio ambiente, urbanismo e acessibilidade. Já na escola Prof. Florentino Menezes, o promotor aponta que a sua estrutura está adequada, e em pleno funcionamento. “Já temos o projeto de inclusão digital implantada na escola. Mas têm outras que a gente precisa implementar, por exemplo, bibliotecas e redimensionar uma área de esporte e lazer, o que é fundamental em qualquer escola e qualquer nível de educação. A gente está diagnosticando isso para podermos levar ao poder público e trazer a solução para a comunidade”, explica.
O censo social é um método de registrar todos os problemas sociais das comunidades e possui a etapa educacional do Programa de Atendimento Integral às Escolas (PAIE). O MPE estima em um ano solucionar 60% dos problemas registrados.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos

