Em ritmo de Pré-Caju, pacientes de câncer se divertem no Onco Folia
Cotidiano 17/01/2013 15h16Por Fernanda Araujo
“É alegria, animação e Jesus no coração”, essas foram as palavras animadoras de dona Lindinalva dos Santos, paciente do Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), quando descobriu o câncer há 9 anos.
Os pacientes de câncer do Huse participam, nesta quinta-feira (17), do Onco Folia, com o bloco 'Eu peito o câncer', um projeto realizado há cinco anos pelo Centro de Oncologia do hospital. Ao som dos rits de sucesso do Axé, eles vivenciam no hall da unidade de saúde a animação dos foliões que participam nos quatro dias do Pré-Caju. O evento faz parte das ações de humanização do centro, se eles não podem ir ao Pré-Caju, o Pré-Caju vai até eles.
Músicos, todos voluntários do projeto, agitam a galera no evento regado de muita alegria, música ao vivo e descontração. Segundo a coordenadora do Centro de Oncologia, Rute Andrade, a festa propicia a oportunidade de pacientes lidarem com a doença de uma forma mais harmoniosa, entrando no espírito da prévia carnavalesca. “A gente não quer que o paciente se isole, o que acontece lá fora a gente também repercute aqui dentro. Se liga a televisão todo mundo fala de Pré-Caju então trazemos pra cá, está todo mundo empolgado e eles mesmos cobram”, afirma.
Crianças, adultos e voluntários deixam de lado o peso da doença para se divertirem. De acordo com Rute, a alegria faz parte da prescrição médica. “A empolgação dos pacientes melhora a saúde e mudar o ambiente de estar na enfermaria propicia isso. Alegria é o remédio para a alma. A gente quer transformar esse ambiente em um ambiente agradável, prazeroso, que quando chegue não se torne chato. Não queremos só tratar do câncer, queremos também tratar das pessoas e a alegria faz parte desse cuidado”.
Edinete Carvalho (foto ao lado), de 50 anos, luta contra o câncer há quatro anos e desde então faz o tratamento no Huse. Com frequência ela participa do evento e comemora mais um dia de vida. “É muito gratificante porque é um momento que a gente esquece dos problemas e se diverte. É só alegria, a gente se diverte muito em todos os eventos feitos aqui. Damos graças a Deus por mais uma comemoração”, diz.
A agenda de comemorações do ano 2013 no Centro de Oncologia já está completa, e como todos os anos, a coordenadora promete realizar ainda mais eventos para os pacientes, como o Carnaval e o São João. “A gente precisa resgatar essa alegria e a alto estima do pessoal. Se o paciente deprime, ele desanima e desiste de viver”.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos

