Eleições 2012: Polícia Federal apresenta plano de operação
Sessenta e quatro agentes atuarão exclusivamente em três municípios Cotidiano 04/10/2012 17h45Por Míriam Donald
Para atuar no suporte à população sergipana durante as Eleições Municipais 2012, a Polícia Federal (PF) conta com 64 policiais que trabalham exclusivamente para as ações da Polícia Judiciária Eleitoral atendendo às requisições do Ministério Público Eleitoral com denúncias levadas sobre crimes e as próprias investigações. Para detalhar o trabalho dados agentes federais, o delegado coordenador, Carlos César Pereira Melo (foto), concedeu entrevista coletiva na sede da Polícia Federal nesta quinta-feira (04).
De acordo com o delegado, na sexta-feira (05), equipes começarão a ser deslocadas para os municípios de Capela, Itabaiana e Lagarto, permanecendo nos locais até o término da apuração. Em Aracaju e na Barra dos Coqueiros também haverá policiais atuando de maneira fixa, além de trabalhar em regime de sobreaviso.
“Nossa atribuição, de acordo com a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), seria nas cidades nas quais temos órgão, mas por um acordo com a Justiça Eleitoral iremos fixar as bases em Capela, Itabaiana e Lagarto além da capital e Barra dos Coqueiros", explicou.
Para reforçar e facilitar a operação, nove unidades móveis serão disponibilizadas. Sobre as denúncias, o delegado esclarece que elas podem ser feitas para qualquer representante do Estado, ou seja, a Polícia Civil, a Polícia Militar, Ministério Público Eleitoral, Ministério Público Federal e ao Judiciário Eleitoral e assim serão encaminhadas para quem tem atribuição para resolver. Nas cidades em que os federais estiverem em operação, serão os responsáveis pela atribuição, não excluindo a atuação do judiciário.
Questionado sobre a escolha das equipes nos três municípios citados, o delegado César afirma que é realizado um estudo estatístico, por intermédio do qual eles verificam como se encontra o acirramento políticos nas localidades. “Em razão de o nosso efetivo ser pequeno, só conseguimos colocar equipes em três cidades e na capital, que engloba a Barra dos Coqueiros. Capela foi escolhida porque o acirramento político está intenso, inclusive crimes aconteceram recentemente. Já Lagarto eu considero o acirramento político mais forte e Itabaiana, pela importância da cidade e também há acirramento”, diz.
Mandados de prisão
Mesmo nenhuma pessoa sendo flagrada em crimes eleitorais no estado, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão em Canindé do São Francisco, expedidos pelo juiz eleitoral.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
