Economista sergipano recebe medalha da Ordem do Mérito Aperipê
Cotidiano 13/08/2012 15h51Por Fernanda Araujo
Economista, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/SP) e da Universidade de São Paulo (USP), Otaviano Canuto é um dos mais destacados nomes do Banco Mundial. Em solenidade no auditório do Hotel Aquarios nesta segunda-feira (13), Canuto foi condecorado simbolicamente com a medalha do mérito Aperipê ‘Grã-Cruz’ pelo governador de Sergipe, Marcelo Deda (PT).
“Doutor Otaviano Canuto é um sergipano ilustre que orgulha a todos nós, um economista destacado. Contribuiu com o seu trabalho para uma ação muito eficaz nos países em desenvolvimento, sobretudo em políticas públicas financiadas pelo banco para combater a pobreza e para viabilizar o desenvolvimento econômico.”, disse Deda.
“Eu acho que é um dia de compartilhar alegrias, de compartilhar esperanças e principalmente de compartilhar o prazer de ser sergipano”, comemora Canuto.
Mesmo a medalha sendo simbólica, Marcelo Deda aproveitou o Dia do Economista para homenageá-lo. “Sergipe quer homenagear um dos economistas mais talentosos da terra. Nada mais representativo dessa categoria do que a figura de Otaviano Canuto. Pela lei, ele só poderia receber título de comendador, mas como não impõe limites para concessão de galardão, ele vai receber o primeiro título de um galardão ‘virtual’”, disse o governador.
Logo em seguida à solenidade, Otaviano Canuto prosseguiu com a palestra sobre a erradicação da pobreza e a inclusão social, além de detalhar alguns programas do Banco Mundial e formas de capacitação dos recursos. À noite, Canuto fará palestra no auditório do Sebrae.
“O Estado de Sergipe é parceiro do Banco Mundial há muitos anos. É uma das principais agências de financiamento e investimentos públicos. Canuto tem sido uma figura importante porque ele tem um conhecimento muito detalhado da economia brasileira. A sua experiência de Brasil ajuda ao banco a estabelecer algo definido das suas políticas aqui no país, como crédito para investirmos na infraestrutura”, afirma Deda.
Otaviano Canuto (foto ao lado) é natural de São Paulo, mas é filho de sergipanos. Viveu toda a sua adolescência em Sergipe, foi aluno do Colégio Estadual Atheneu Sergipense e se graduou em economia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Trabalhou na equipe do presidente Lula (PT) no seu primeiro mandato e hoje é um dos vice-presidentes do Banco Mundial. Tem em seu currículo uma extensa produção acadêmica sobre economia.
Foto: Fernanda Araujo

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos

