Drenagem do Centro de Aracaju funciona e impede alagamento
Cotidiano 22/06/2012 15h00Por Márcio Rocha
Após as fortes chuvas que caíram em Aracaju no início da manhã desta sexta-feira, o que se poderia esperar é um trânsito conturbado em determinados pontos da capital, nos quais habitualmente havia problemas de alagamento.
Após as chuvas, a reportagem F5 News percorreu lugares no centro da capital que sofreram por vários anos com acúmulo de água da precipitação pluviométrica e não encontrou o registro de problemas.
O cruzamento das avenidas Simeão Sobral e Airton Teles, no centro de Aracaju, não mostrou pontos de alagamento, ao contrário de outras ocasiões em que a água invadia os estabelecimentos comerciais e até carros boiavam, devido ao grande volume de água corrente.
Segundo o comerciário Paulo Silva, o sistema de escoamento da região vem se mostrando eficaz. “Antes, nem conseguíamos trabalhar, a água tomava conta de toda a avenida e ninguém conseguia transitar pela região. Após alguns serviços, o sistema de esgoto está funcionando muito bem e não houve alagamento.”, conta.
Segundo o assessor de comunicação da Empresa Municipal de Urbanismo (Emurb), Ademar Queiroz, o fator fundamental para evitar o alagamento na região foi a conscientização da população e dos comerciantes locais em evitar jogar lixo nas margens do canal e nos bueiros.
“O trabalho de conscientização da comunidade funcionou. Não há lixo no canal da avenida, o que faz com que o fluxo das águas siga para o canal e drene a região. O sistema de drenagem da área recebeu manutenção e a limpeza dos bueiros foi realizada. Com isso, não houve alagamento, o que era um problema crônico da localidade”, afirmou Ademar. Segundo ele, a maré estava baixa, o que também favoreceu o escoamento da água.
“Os serviços estão em andamento, para evitar que as comunidades de todos os bairros de Aracaju enfrentem problemas. Destaco que a população deve contribuir evitando jogar lixo nos canais e bueiros, pois com a passagem aberta, a água corre para o canal e evita que aconteçam alagamentos.”, disse Ademar.
Imagem: Márcio Rocha

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
