Diretoria Executiva da Deso visita Sistema Integrado do Agreste
Cotidiano 17/09/2012 11h19
O diretor-presidente da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Antônio Sérgio Ferrari Vargas, visitou esta semana o Sistema Integrado da Adutora do Agreste. A visita foi iniciada na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Areia Branca, unidade que recebeu da empresa mais de R$ 230 mil em investimentos destinados a melhoria estrutural e ampliação do processo de filtragem.
Foi com o objetivo de otimizar a distribuição de água e proporcionar mais qualidade de vida para os moradores de Areia Branca que a Deso começou a executar, em maio, os serviços de recuperação do sistema de clarificação da ETA. Até agora, a empresa já realizou a restauração de três filtros, além da troca de válvulas e registros que compõem a eficiência da unidade de tratamento de água.
“Por conta da melhoria, a estação possui hoje uma capacidade para tratar mais de 100 m³ de água produzida por hora. Antes, devido ao desgaste operacional, a capacidade não era superior a 60 m³”, explica o gestor da Unidade de Negócios Centro-Oeste, Adailton Alves, explicando que a empresa também proporcionou a reforma de toda a estrutura que permite o trânsito de operadores na ETA, o que garante mais segurança para os funcionários. Toda a obra será completada nos próximos 30 dias.
Adutora do Agreste
Após a primeira parada na ETA de Areia Branca, Sérgio Ferrari seguiu rumo a área de captação de água no rio Jacarecica. O percurso contou com a presença do diretor Técnico da Deso, Carlos Fernando de Melo Neto, e se estendeu até a ETA Cajaíba antes de chegar a ETA de Itabaiana. Juntas as três unidades de tratamento são responsáveis por atender a uma população média de 130 mil habitantes que é abastecida com água tratada em cinco municípios sergipanos.
Todo o Sistema Integrado da Adutora do Agreste abastece: Areia Branca, Campo do Brito, Itabaiana, Macambira e São Domingos. Diariamente são produzidos 22 mil m³ de água potável. Além disso, o complexo de abastecimento possui reservatórios instalados em pontos estratégicos das áreas de distribuição.
Interior
Com a visita a Itabaiana e Areia Branca, a Diretoria Executiva da empresa conclui o ciclo de visitas às quatro unidades regionais situadas no interior do estado. Em três meses foram percorridos os setores Norte, Sul, passando pelo Sertão e agora o Centro-oeste. Em todas as áreas estratégicas os diretores aproveitaram para fazer um levantamento das demandas por melhorias físicas e tecnológicas de cada uma. “A empresa está comprometida em elaborar novos projetos de reforma, também priorizando a ampliação do sistema de informatização”, defende Ferrari.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
