Dia nacional do aposentado é lembrado com manifestação em Aracaju
Cotidiano 24/01/2012 17h59Por Adriana Meneses
Nesta terça-feira (24) é comemorado o Dia Nacional do Aposentado. A data é celebrada desde o ano 1923, quando foi assinada a Lei Eloy Chaves, marco histórico da Previdência Social no Brasil, onde houve a criação da caixa de aposentadoria e pensão dos empregados das empresas privadas das estradas de ferro do país.
Além de comemorar algumas conquistas, e também com objetivo de reivindicam um maior comprometimen
to da sociedade e dos governos com os aposentados, um grupo de idosos se reuniu em um ato de manifestação da tarde de hoje em frente a Catedral Metropolitana, centro da capital.De acordo com presidente da Associação de Aposentados, Pensionistas e Idosos de Aracaju (Asapia), José Augusto da Silva (foto), a manifestação tem como objetivo tornar público e sensibilizar os governantes para o retomarem projetos que beneficiam os aposentados, como a quebra do fator previdenciário que tornaria o salário da classe melhor. “Com a quebra do fator previdenciário você jamais verá um aposentado chorando por um salário menor”, salientou
Além dos benefícios previdenciários, os aposentados aproveitaram o evento para pedir à sociedade mais respeito ao idoso, que muitas vezes é ignorado em simples tarefas do cotidiano. “Todos serão idosos um dia. Precisamos de mais respeito e compreensão dos jovens, principalmente em pequenas atividades do dia-a-dia, como ajudar para atravessar uma rua, dar o assento no transporte público, dar preferência em uma fila e outros”, ressaltou.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos