Devoção e fé à Nossa Senhora Aparecida marcam o 12 de outubro
Cotidiano 12/10/2012 07h50Por Fernanda Araujo
Devotos do Brasil param no dia 12 de outubro para professar a fé em Nossa Senhora Aparecida. A devoção à padroeira leva as pessoas a serem tocadas por um espírito de solidariedade, amor e união. Religiosos homenageiam com extensas celebrações, missas e novenas, que se tornaram tradições no país desde o descobrimento. Muitos esperançosos pela cura, emprego, melhoria de dias e de paz.
Em Sergipe, três paróquias são destinadas à sua adoração. As festas, antes da data, atraem milhares de fiéis de todos os lugares que saem de suas casas em procissões e longas caminhadas, no intuito de dedicar homenagens em demonstrações de gratidão e fé. No conjunto Bugio, no bairro Farolândia e no município de Nossa Senhora Aparecida, as novenas, procissões e romarias são tradições que crescem todos os anos.
Para Genessi Chagas, de 62 anos e devota há 30, o sentimento é de alegria por ainda estar viva para comemorar o dia em que a mãe de Jesus, assim considerada, foi encontrada por três pescadores. “A Nossa Senhora Aparecida é tudo pra mim, porque ela sempre ouviu as minhas preces, me ajudou nas horas difíceis e me socorreu quando estava doente. Só esses dias não são suficientes para celebrar o seu amor. Tenho muita fé nela”, afirma.
A devoção à santa ainda vai além de rezas e procissões. Para estes fiéis votos, promessas, jejum e louvores fazem parte do exercício da fé que atrai os olhos de Deus. Para ser devoto dela não há distinção de idade. A estudante de apenas 12 anos, Rebeca Farias, já conhece a história da santa e reconhece que ela é a grande intercessora dos mais necessitados. “Sempre rezo a ela e confio que ela vai me ajudar”, acredita Rebeca.
A alagoana Luciene Siqueira, que não era católica praticante, tornou-se devota da santa após se estabilizar em Aracaju. Para ela é sempre uma emoção comemorar o dia 12 de agosto. “Não precisa ter motivo para acreditar nela, é apenas ter fé. Ela é a mãe de Jesus e de todos nós. Ela nos transmite paz e amor. Tenho muita fé porque o próprio Deus confiou a ela o seu filho”, diz.
Devoção
Segundo o Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são 64,6% de católicos brasileiros, formando um grupo por volta de 120 milhões, entre eles, devotos a Nossa Senhora Aparecida. São aproximadamente 295 anos dedicados a devoção da santa, que por decreto do Papa Pio XI, em 16 de julho de 1930, proclamou-se a Virgem Aparecida como padroeira principal de todo o Brasil.
História
Foi em meados de 1717 que os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves lançaram as suas redes no rio Paraíba do Sul, em Guaratinguetá (SP), para oferecer a melhor pescaria ao conde de Assumar – Dom Pedro de Almeida e Portugal (governador da Capitania de São Paulo e Minas de Ouro). Ele iria passar pelo povoado a caminho de Vila Rica, hoje cidade de Ouro Preto (MG). Conta a lenda que após tentativas frustradas, os pescadores desceram o rio e chegaram ao Porto Iguaçu em 12 de outubro. João Alves retornou a lançar a rede ao rio e encontrou entre o amaranhado o corpo de uma imagem da santa feita de argila, mas sem a cabeça. Tornando a lançar a rede, os pescadores encontraram a cabeça. Eles envolveram a estátua em um lenço. A partir disso, os peixes começaram a chegar em abundância.
A imagem permaneceu na residência de Filipe Pedroso por 15 dias. A vizinhança começou a se reunir para rezar. Milagres, aparições e graças foram surgindo, e a fama da santa se espelhou por todo o país.
Imagem: novena de estudantes na Paróquia Nossa Senhora Aparecida no conjunto Bugio, em comemoração ao dia 12 de agosto.
Fonte: Site Santuário Nacional - www.santuarionacional.com.br
Matéria Relacionada

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
