Detran terá novo pátio para apreensões em cerca de dois meses
Cotidiano 09/08/2012 10h51Por Elisângela Valença
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SE) já deu início ao processo de locação de uma área para acomodação de veículos apreendidos. O novo pátio deve ficar no bairro Santa Maria e terá o dobro da capacidade do atual. “Não há como quantificar em números de veículos por conta dos tamanhos; hoje, temos cerca de 1.400 automóveis custodiados, entre carros e motos”, explica Franklin Ranssen, coordenador do galpão do Detran-SE.
A ideia de um novo pátio se deu por conta da lotação do atual, que acaba dificultando os trabalhos da Companhia de Polícia Rodoviária Estadual (CPRv). Segundo o capitão Gilmar Santana, comandante da CPRv, um quadro que já cria obstáculos concretos. “Algumas apreensões não foram feitas por conta da lotação do pátio, mas não é uma situação constante, é esporádica. Nesses casos, procedemos as autuações, mas não as apreensões”, explica.
A situação é confirmada pelo coordenador. “Quando há grandes apreensões nas operações, realmente ficamos sem espaço, mas não é uma constante”. De acordo com Franklin, o processo de locação do novo pátio deve terminar em cerca de dois meses. Assim que o novo pátio entrar em funcionamento, o atual será fechado. “O ideal é concentrar a custódia apenas num local”, explica.
Outro ponto que prejudica a situação do pátio é que os proprietários dos automóveis apreendidos demoram a resgatar seus veículos. De acordo com o artigo 358 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Lei 9503/97, os veículos apreendidos não reclamados por seus proprietários dentro do prazo de noventa dias serão levados a leilão. “Isso ajuda a diminuir a lotação do pátio", diz Franklin, que antecipa um leilão de 240 veículos para o próximo dia 1º.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
