Detento morre ao ser transferido para hospital
Cotidiano 10/01/2013 07h23Por Marcio Rocha
De acordo com informações do Instituto Médico Legal (IML), um preso foi encontrado morto no Complexo Penitenciário Antônio Jacintho Filho (Compajaf), na tarde desta quarta-feira. Josevaldo da Conceição Vieira, de 36 anos, foi condenado por assalto e reação à prisão, sendo preso no ano de 2011 após trocar tiros com a polícia. Para efetuar sua prisão, até o auxílio do Grupamento Tático Aéreo (GTA) foi necessário, devido à sua periculosidade.
Segundo informações, o preso foi encontrado morto em sua cela, sem nenhuma marca de violência. Nenhum representante da Reviver Administração Prisional foi localizado para explicar as circunstâncias da morte de Josevaldo. Informações de funcionários do presídio indicam que o tratamento dado aos presos é desumano e degradante. Contudo, negam a morte do preso. O IML informou que a morte de Josevaldo foi dada como causa indeterminada.
O presidente do Sindicato de Agentes Penitenciários de Sergipe, Iran Alves, afirmou ao F5 News que não tem conhecimento do que se passa dentro do presídio do Santa Maria, mas sabe que existem várias irregularidades praticadas contra os presos. Iran destacou que falta humanização no tratamento com os presos.
Iran destacou que são várias as ingerências acontecidas no Compajaf e que o sindicato não tem acesso. “Nem mesmo a pastoral carcerária, nem o conselho de execução penal”.
F5 News entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Justiça, que deu outra informação. A assessoria informou que o preso era interno do Complexo Penitenciário Carvalho Neto (Compencan), em São Cristóvão, e que Josevaldo estava doente há algum tempo. De acordo com a assessoria, o preso morreu enquanto estava sendo transferido para o Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE).
A reportagem F5 News reitera que recebeu a informação da morte do preso como procedente do presídio do Santa Maria.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
