Deso diz que Alto Sertão não sofrerá com falta de água do São Francisco
Cotidiano 30/03/2012 14h00Por Sílvio Oliveira
Diferente do que ocorreu em 2009, quando a forte estiagem que assolou Sergipe diminuiu drasticamente o nível de água do Rio São Francisco e a adutora da região do sertão sergipano não conseguia captar água, o gerente da unidade de Negócios da Deso para a região, Anderson Pedreira, informa que não há risco de, novamente, ocorrer problemas de falta de água por conta da captação.
São três adutoras – duas na Ilha do Ouro, em Porto da Folha, em uma em Amparo do São Francisco – garantindo a captação de água em três níveis para a região do Sertão e do Alto Sertão sergipano, o que corresponde a 80% da população da zona árida do Estado.
Ele explicou que, mesmo no verão, choveu bastante nas nascentes do Rio São Francisco, o que fez a Chesf aumentar a vazão em determinados pontos. Também salientou que duas das três adutoras de captação de água são interligadas, sendo assim, podendo manipular o curso de captação, caso haja algum problema. “Falta água por outros quesitos, mas não por captação da água e baixa vazão do rio: desvio de água, perda, ligação clandestina, por alguns locais necessitarem de ampliação e reforço na rede”, argumentou.
Anderson Pedreira ainda ressaltou que em alguns povoados de Porta da Folha e Poço Redondo há famílias que sofrem com a constante falta de água, justamente por conta da necessidade de ampliação da rede, principalmente, no verão, quando o consumo de água aumenta para o banho, para beber e para o gado.
Para as comunidades desassistidas pelo abastecimento da Deso, o tenente-coronel da Defesa Civil Erivaldo Mendes informou que o foco das atividades do órgão são elas. “O foco das ações é onde não existe sistema instalado”, afirmou.
Leia também

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
