Desfile Cívico encanta público e lota avenida
Grito dos Excluídos destaca exclusão social Cotidiano 07/09/2012 12h31Por Allana Andrade
Durante toda a manhã desta sexta-feira, 07, a Avenida Barão de Maruim esteve lotada. Pelas ruas, pessoas de todas as idades procuravam o melhor lugar para ver o desfile. Alguns trouxeram cadeiras, guarda-chuvas e chapéus para garantir o conforto, outras mantinham-se de pé aguardando a passagem dos grupos.
No palanque reservado aos políticos, o governador Marcelo Deda prestigiou o evento, que para ele é um momento de celebração também das pessoas que não são lembradas pela história.
“Devemos celebrar D. Pedro I, José Bonifácio, Frei Caneca e também todos aqueles a que os livros não fazem referência. Os heróis ocultos que, no dia-a-dia com seu trabalho, lutam com esperança e celebram a Independência do Brasil. Chegamos aos 190 anos com o Brasil sendo a sexta economia do mundo, um país que tirou 40 milhões de pessoas da pobreza e é respeitado no mundo”, afirmou.
O desfile encantou o público, principalmente pelo helicóptero que sobrevoou bem próximo. Floracir Silva chegou cedo e trouxe os filhos para ver o desfile. “Todo ano trago minha família toda, gostamos do desfile militar e do helicóptero”, disse.
Após a passagem dos militares, escolas públicas e particulares desfilaram com roupas coloridas e apresentações que chamaram a atenção. Logo após, o tradicional Grito dos Excluídos, reunindo diversos movimentos sociais e sociedade civil, destacou o que considera uma crescente exclusão social na sociedade brasileira. As bandas deram um show à parte e músicas como Asa Branca, Paparazzi e Brasileirinho dividiram espaço com o tradicional Hino da Independência.
“Acabei de chegar, mas está bom, muito melhor do que no ano passado”, avaliou Daiane Martins.
Apesar disso, críticas sobre a organização surgiram. “O desfile em si está bom, mas deveria ter um suporte melhor para as pessoas e a segurança também, caso ocorra alguma coisa”, disse Leonardo Valentim.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos

