Defesa Civil realiza “Operação Pipa” em Carira
Cotidiano 10/04/2012 14h45Por Adriana Meneses
O município de Carira, localizado no sertão sergipano e distante 112 km da capital, formalizou no último dia (2) estado de emergência por conta da estiagem. Na região e em outros municípios vizinhos, a falta de chuva está sendo considerada como uma das mais graves dos dois últimos anos e, por conta disso, a Coordenadoria Especial de Defesa Civil do Estado iniciou nesse sábado (5) a “Operação Pipa”, que disponibilizará por meio de carros-pipas água para a população que vem sofrendo com a seca.
De acordo com o representante da Defesa Civil, tenente-coronel Erivaldo Mendes (foto), seis caminhões participam da operação de abastecimento nas comunidades, fiscalizados não só pelo órgão, mas também por um líder comunitário voluntário que estará com a posse dos tickets que servem para comprovar a efetuação da entrega da água. “Escolhemos um líder e depositamos a água em uma só cisterna, onde dali será distribuída para toda comunidade conforme o número de pessoas por família e suas necessidades”, explicou.
Ainda de acordo com Mendes, serão distribuídas 691 cargas de água, com volume de 4.837m³. Cada habitante do município terá direito, de acordo com normas internacionais, a 20 litros de água por dia. “São aproximadamente oito mil pessoas atendidas, em 27 povoados, todas com direito ao consumo de 20 litros de água diariamente, por isso é importante o bom senso no quesito desperdício”, finalizou.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
