Continuam celebrações à Nossa Senhora da Imaculada Conceição
Cotidiano 07/12/2012 11h38Por Fernanda Araujo
Continuam as celebrações para o dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Os eventos que iniciaram no dia 29 de novembro nas Igrejas Católicas de Aracaju (SE) e de paróquias de várias cidades do estado prosseguem até amanhã (08), quando se comemora o reconhecimento da pureza de Maria, que, segundo a Bíblia, concebeu Jesus – o filho de Deus – ainda virgem.
Especialmente na véspera, esta sexta-feira (07), a Arquidiocese de Aracaju, localizada na Rua Olímpio Campos, centro, organiza uma missa solene a partir das 17h, com a celebração do Pe. Marcelo da Conceição Santos, cujo tema é “Creio na Vida Eterna”.
Já no dia festivo na Paróquia que leva o mesmo nome da santa, este sábado começará às 6h com a Alvorada Festiva. Às 6h15 será o ofício de Nossa Senhora da Conceição, às 7h a missa dos devotos com Dom Henrique Soares da Costa e às 9h30 outra missa com Dom José Palmeira Lessa. No período da tarde, às 15h, terá a apresentação da Orquestra Sinfônica Cotinguiba e às 16h30 os fiéis seguirão em procissão e terão a Santa Missa e a Benção do Santíssimo Sacramento
Conheça
Considerada a Rainha de todos os santos, a concepção sobre Maria como sendo imaculada, ou seja, sem pecado, passou por várias reflexões há vários séculos. Segundo o portal da Canção Nova, em muitos anos a Igreja Católica ocidental teve dificuldades em aceitar a Santíssima Virgem como isenta do pecado original, descrito no livro bíblico de Gênesis.
Foi em 1304 que o Papa Bento XI realizou uma assembleia de doutores da Teologia na Universidade de Paris, para falar sobre a questão. Dando a palavra ao franciscano João Dunus Escoto, ele afirmou que Deus preservou Maria do pecado original pelo destino de ser mãe de Jesus, antecipando-lhe os frutos da redenção. A doutrina da Imaculada Conceição foi introduzida no calendário romano e no dia 8 de dezembro de 1854, através da bula Ineffabilis Deus do Papa Pio IX, a Igreja oficialmente reconheceu e declarou solenemente como dogma: "Maria isenta do pecado original".
Fonte: Portal da Canção Nova
Matéria relacionada
Igrejas católicas iniciam celebrações à Nossa Senhora da Conceição

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
