Comunidade aprende a produzir horta em pequenos espaços
Cotidiano 04/10/2012 14h46Orientar a população na implantação de hortas orgânicas em terrenos baldios e fundos de quintais, buscando melhorar e diversificar a alimentação e reduzir despesas das famílias. Essa foi a proposta apresentada numa atividade técnica desenvolvida por técnicos da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), na comunidade Aloque, bairro Jabotiana, em Aracaju, no último dia 2 desse mês. A atividade envolveu 32 participantes entre homens, mulheres, jovens e crianças.
As Engenheiras Agrônomas Eugência Maria Ramos e Elizabeth Denise Campos mostraram a importância e a qualidade nutricional dos alimentos produzidos organicamente, bem como os efeitos do uso de agrotóxicos no organismo humano e no meio ambiente. Orientaram ainda como implantar hortas orgânicas com utilização de materiais, ferramentas e insumos de fácil acesso, através da utilização de produtos alternativos de baixo custo e preparo doméstico, a exemplo da urina de vaca, manipueira, extrato de nim, alho, pimenta, plantas repelentes e o cultivo de plantas medicinais, aromáticas e condimentares.
Durante a palestra, um momento chamou a atenção dos participantes: a prática da utilização de húmus de minhoca e água oxigenada para demonstrar a atividade microbiana existente na matéria orgânica, demonstrando, assim, sua importância na produção agrícola. A população sentiu-se motivada a iniciar a atividade, sobretudo as crianças. Percebemos que na atividade, tiveram algumas pessoas que se destacaram por possuir maior intimidadecom a terra e domínio de técnicas de produção, comentou a Engenheira Agrônoma, Elizabeth Campos.
"Como encaminhamento para que esse trabalho não pare por aqui, recomendamos o plantio de espécies frutíferas arbóreas e arbustivas na área do CRAS Madre Tereza de Caucutá no próximo ano de 2013, assim como sugestionamos a visita dos participantes ao Centro de Formação e Tecnologias em Agricultura Sustentável da Emdagro, no Perímetro Irrigado Jacarecica, em Itabaiana e uma maior articulação com nossos técnicos da Emdagro para a realização de palestras sobre alimentação alternativa e uma prática para o preparo de biofertilizantes e compostagem", detalhou a Elizabeth.
Ao final do evento, a Emdagro Doação de uma bandeja de isopor contendo mudas de alface, pimentão, couve, beterraba e tomate já em fase de transplantio, para dar início à produção.
Da Assessoria de Comunicação da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
