Comunidade aprende a produzir horta em pequenos espaços
Cotidiano 04/10/2012 14h46

Orientar a população na implantação de hortas orgânicas em terrenos baldios e fundos de quintais, buscando melhorar e diversificar a alimentação e reduzir despesas das famílias. Essa foi a proposta apresentada numa atividade técnica desenvolvida por técnicos da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), na comunidade Aloque, bairro Jabotiana, em Aracaju, no último dia 2 desse mês. A atividade envolveu 32 participantes entre homens, mulheres, jovens e crianças.

As Engenheiras Agrônomas Eugência Maria Ramos e Elizabeth Denise Campos mostraram a importância e a qualidade nutricional dos alimentos produzidos organicamente, bem como os efeitos do uso de agrotóxicos no organismo humano e no meio ambiente. Orientaram ainda como implantar hortas orgânicas com utilização de materiais, ferramentas e insumos de fácil acesso, através da utilização de produtos alternativos de baixo custo e preparo doméstico, a exemplo da urina de vaca, manipueira, extrato de nim, alho, pimenta, plantas repelentes e o cultivo de plantas medicinais, aromáticas e condimentares.

Durante a palestra, um momento chamou a atenção dos participantes:  a prática da utilização de húmus de minhoca e água oxigenada para demonstrar a atividade microbiana existente na matéria orgânica, demonstrando, assim, sua importância na produção agrícola. A população sentiu-se motivada a iniciar a atividade, sobretudo as crianças. Percebemos que na atividade, tiveram algumas pessoas que se destacaram por possuir maior intimidadecom a terra e domínio de técnicas de produção, comentou a Engenheira Agrônoma, Elizabeth Campos.

"Como encaminhamento para que esse trabalho não pare por aqui, recomendamos o plantio de espécies frutíferas arbóreas e arbustivas na área do CRAS Madre Tereza de Caucutá no próximo ano de 2013, assim como sugestionamos a visita dos participantes ao Centro de Formação e Tecnologias em Agricultura Sustentável da Emdagro, no Perímetro Irrigado Jacarecica, em Itabaiana e uma maior articulação com nossos técnicos da Emdagro para a realização de palestras sobre alimentação alternativa e uma prática para o preparo de biofertilizantes e compostagem", detalhou a Elizabeth.

Ao final do evento, a Emdagro Doação de uma bandeja de isopor contendo mudas de alface, pimentão, couve, beterraba e tomate já em fase de transplantio, para dar início à produção.

Da Assessoria de Comunicação da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos