Comerciantes instalados em frente ao Detran temem ficar sem indenização
Causa tramita na Justiça e não tem prazo para término Cotidiano 25/10/2012 20h30Por Sílvio Oliveira
Os comerciantes instalados em frente ao Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE), localizado na avenida Tancredo Neves, em Aracaju (SE), ainda não sabem para onde vão e quando deixarão a área, por conta da nova passarela de pedestres que será construída no local. A causa tramita na Justiça e não há prazo para ser julgada em definitivo.
O comerciante Diomedes Lima Guerreiro (foto ao lado), proprietário de uma lanchonete há mais de 28 anos, informou que, na primeira audiência, a Justiça considerou ser favorável aos comerciantes, a fim de que fossem transferidos para outro local próximo ao Detran. ”Vimos um local em que funciona hoje o canteiro de obras e na audiência disseram que pertence ao Município de Aracaju, que iria chamar seus representantes para uma audiência e até hoje não ficamos sabendo de nada”, disse.
Diomedes Lima afirmou serem 14 comerciantes instalados na área, todos com mais de 20 anos de comércio, e desenvolvendo alguma atividade relacionada com as ações do Detran. “São fabricantes de placas, emplacadores, autoescola, lanchonetes. Não podemos ficar longe daqui”, destacou.
O comerciante Jorge Alves, proprietário de uma borracharia há mais de 27 anos, também está apreensivo, pois, segundo ele, é sabido que o Estado não quer indenizar os comerciantes, mas que já sinaliza verificar um outro local de trabalho. “O temor é que não sejamos indenizados e que transfiram a gente para um local longe daqui”, disse.
O presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/SE), Antônio Vasconcelos, resumiu a polêmica afirmando que o caso está na Justiça.
A construção da passarela de pedestres que passará pela localidade dos comerciantes e a obra de duplicação, restauração e melhoramento do viaduto do Detran, além das alças, retornos e seus acessos custará aos cofres públicos pouco mais de R$ 21 milhões, e tem execução sob responsabilidade da Construtora Celi. A previsão de entrega é no final de janeiro de 2013.
Foto: Sílvio Oliveira

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos

