Comerciantes fazem manifestação e pedem apoio dos vereadores
Eles querem o retorno das vagas de estacionamento no centro de Aracaju
Cotidiano 14/11/2012 11h51

Por Fernanda Araujo

Comerciantes do centro comercial de Aracaju (SE) fizeram uma manifestação, nesta quarta-feira (14). Eles pedem o retorno das vagas de estacionamento das ruas de Capela, Boquim, Itabaiana e Itabaianinha que, desde março do ano passado, foram proibidas pela Prefeitura de Aracaju para a realização do Plano de Mobilidade Urbana.

Os lojistas se concentraram na Praça da Catedral e caminharam pelas ruas de Capela, Arauá, Boquim, Itabaiana e Itabaianinha, chamando a atenção de outros comerciantes. Já que se aproximam as festas comemorativas, normalmente aumenta o fluxo de clientes. Mas para os comerciantes a realidade, hoje, está sendo outra.  

Segundo o proprietário de uma loja, João Lira (foto ao lado), por conta da proibição foi perdido cerca de 30% a 40% de faturamento em cada loja. Ainda de acordo com ele, o prefeito Edvaldo Nogueira havia prometido a volta dos estacionamentos de Arauá e Capela, simultaneamente, e que nas ruas de Boquim, Itabaiana e Itabaianinha retornariam nos meses de novembro e dezembro por conta do período natalino, mas não foi cumprido.

“Conseguimos a volta na rua de Arauá (aberto de 9h às 16h), mas voltaria também Capela e não conseguimos. Ele prometeu que voltaria de forma paliativa e que o próximo prefeito organizaria definitivamente. Acho que antes deveria ter sido criado um espaço para que os clientes pudessem estacionar e depois tiraria as vagas. Eu acho que ao invés de arrumar solução criou mais um problema. No natal a gente não sabe nem como vai ser”, critica.

Outro comerciante, José Freitas (foto abaixo) foi ainda mais prejudicado. Segundo ele, foi perdido em torno de 70% em sua loja, já no seguimento geral houve uma queda de 80%, além de estar ocorrendo muitos acidentes no local. “O problema é em todo o centro comercial. Carga e descarga não existe, o caminhão do meu seguimento para na rua de Lagarto e vem a pé até a rua de Arauá para entregar as minhas mercadorias. Quando chega 16h vem um camboio de guardas multando e guinchando os carros, evidentemente que nossos clientes estão evitando estacionar”, ressalta.

Os comerciantes seguem em direção à Câmera de Vereadores, para tentar o apoio dos vereadores. Eles defendem as vagas rotativas de estacionamento para clientes e para carga e descarga. Após quatro reuniões sem grande sucesso com o prefeito Edvaldo Nogueira, a Fecomercio e a CDL, um abaixo assinado será entregue ao presidente substituto da Câmara, pastor Jony. Eles pretendem também conversar com Emmanoel Nascimento, que no momento, ocupa a Prefeitura, pois Edvaldo Nogueira está viajando. “A Câmara não é um órgão que vá resolver esse problema porque não tem suporte pra isso, mas, pelo menos, que se sensibilize”, diz José Freitas.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos