Combate a dengue visita bairros Coroa do Meio, Luzia e Santa Maria
Cotidiano 22/08/2012 08h55
De quarta-feira a sábado, dias 22 a 25, a Força-tarefa de combate à dengue da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) chega a bairros da zona Sul da capital sergipana. Nesta quarta, dia 22, as ações acontecem no bairro Coroa do Meio, e na quinta, dia 23, no bairro Luzia. Já na sexta e sábado, 24 e 25 de agosto, o mutirão de combate à dengue atuará no bairro Santa Maria.
Segundo o supervisor de combate à dengue nos bairros Coroa do Meio e Luzia, Sérgio de Sá a equipe contará com sete agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e cerca de 10 agentes de limpeza da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) em cada um dos dois bairros. A meta da ação é visitar cerca de 350 residências em ambos os bairros. Eles também vão atuar nos terrenos baldios.
No bairro Santa Maria, na sexta-feira, estarão na comunidade 16 agentes e a meta é visitar aproximadamente 400 residências. Já no sábado, data de realização de mutirões contra a dengue, o Santa Maria contará com 40 agentes para visitar cerca de 1.200 moradias.
A supervisora de combate à dengue do Bairro Santa Maria, Daniella de Oliveira afirma que o trabalho acontece de forma estratégica. “Nós aplicamos inseticida em locais que costumam gerar criadouros, como ferros velhos, borracharias e postos de combustível. A aplicação de inseticida também é realizada em casas que apresentem alta reincidência da dengue”, diz Daniella de Oliveira.
A coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Taíse Cavalcante relembra os cuidados diários de prevenção. “Reservatórios de água sem tampa, como lavanderias e ralos, devem ser cobertos com telas de proteção e lavados a cada três dias para evitar que ovos do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue, fiquem grudados”, diz Taíse Cavalcante.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
